Hoje apresentamos o livro Pôr o medo a fugir: as aventuras da Joana contra o medo! Um livro que auxilia o trabalho acerca dos medos das crianças.
Nome | Pôr o medo a fugir
as aventuras da Joana contra o medo |
Marca | Psiquilibrios Edições
Campo das Letras |
Local | Psiquilibrios Edições |
Custo aproximado | 12 – 15€ |
Recomendado entre os 6 e os 9/10 anos.
Descrição do material
- Aborda os diferentes medos das crianças, através da história da Joana de 9 anos e do seu psicólogo Miguel;
- Três truques na intervenção com o medo: primeiro desobedecer devagarinho ao medo, segundo relaxar, terceiro ter outros pensamentos.
O material permite trabalhar:
- Emoções – em especial, o Medo;
- Pensamentos face aos diferentes medos;
- Como se sente no corpo a emoção do medo;
- Relaxamento como estratégia;
- Autoconfiança e segurança;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
O psicólogo poderá recorrer a este material para auxiliar e facilitar a descodificação por parte da criança do que vai sentindo nos diferentes medos, através da identificação com a personagem da história, a Joana, uma menina de 9 anos. À semelhança da história da Joana, também a criança tem a ajuda do seu psicólogo na intervenção com os medos e vai aprendendo estratégias para gerir e diminuir os mesmos.
Quer ao nível da identificação dos medos, da desconstrução das crenças e pensamentos que vai formulando e, consequentemente, do que vai sentindo e como vai agindo (comportamento). Uma das estratégias utilizadas no livro é o relaxamento!
Desta forma, proporciona-se à criança a possibilidade de ir sentindo uma maior segurança e confiança face ao seu poder e controlo sobre o medo.
Recomendação Familiar
À semelhança do trabalho em intervenção terapêutica, os pais poderão reforçar as aprendizagens com este material e, disponibilizarem espaço e tempo para a criança poder ir partilhando a história da Joana e o que vai conseguindo identificar e compreender acerca dos seus próprios medos! Assim, estar-se-á a fomentar a autoconfiança na criança e a sua segurança, sentindo-se mais forte que o medo!
Boas intervenções!!