Férias – fé.ri.as – número de dias consecutivos, destinados ao descanso de estudantes!
Passaram-se duas semanas desde o início das férias. As crianças voltaram a rua, sentiram a brisa do vento na cara, voltaram a brincar com maior naturalidade.
Estes dias de confinamento a estudar e a fazer trabalhos, tiveram um grande impacto nas nossas crianças, que ainda não sabemos identificar nem o temos estudado.
Percebemos a sua capacidade de organização como o empenho que muitos alunos revelaram na entrega dos seus trabalhos. Como também foi identificado o oposto, crianças e adolescentes que por se sentirem sobre pressão acabaram por se ausentar e entrar em processos de absentismo às aulas virtuais.
Neste período de 2 meses e meio, as nossas crianças e adolescentes precisam de respirar, passear e saborear a vida no exterior para conseguirem estar dentro de casa novamente, e sentirem-se protegidos pelo seu lar.
A manutenção das crianças em espaços pequenos e pouco estimuladas, irá originar várias dificuldades ao nível do desenvolvimento humano, já devidamente documentado nas várias experiências sociais de privação que decorreram no último século.
Por isso leve-as ao exterior, protegidas claro…
mas salvaguarde a vossa saúde mental.