Hoje apresentamos o Pocket ColorCards Snack Time!
Nome | Pocket ColorCards – Snack Time |
Marca | ColorCards |
Local de compra | AC-Cat |
Custo aproximado | 22€ |
Recomendado para crianças de todas as idades.
Os cartões permitem trabalhar:
- Vocabulário;
- Nomeação e identificação de alimentos;
- Descrição de alimentos e pratos;
- Construção frásica;
- Memória e Atenção;
- Absurdo versus normalidade;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Terapia da Fala & Psicologia
Estes cartões são um recurso excelente para trabalhar o vocabulário, quer ao nível da compreensão como da expressão, relativamente à alimentação.
Poderemos trabalhar, numa fase inicial, a identificação (perguntando onde está) das imagens e a nomeação das mesmas (dizendo o nome) e posteriormente poderemos trabalhar a palavra escrita e sua associação à imagem.
É possível ainda construir uma frase ou uma história que inclua a imagem a trabalhar, quer oralmente como ao nível da escrita.
Como apresenta algumas imagens absurdas como o molhar um pente no chocolate ou comer uma sandes de flores, é possível apresenta-las à criança ou até mesmo ao adulto e trabalhar as competências ao nível cognitivo, apresentando alguns pares de cartas, com uma imagem normal e a outra absurda, e de seguida pedir para identificar qual a situação correcta e onde está o absurdo da imagem.
Este tipo de exercícios pode ser elaborado com crianças ou adultos que possam apresentar algum tipo de deficit cognitivo.
Recomendação Familiares
Quando necessitamos de estimular cognitivamente uma criança ou um adulto que possa necessitar de intervenção regular em várias áreas, este tipo de cartões com representações visuais da rotina diária, tornam-se uma boa ferramenta.
Sendo importante dos parte dos técnicos que possam recomendar estes materiais, ensinar aos familiares e cuidadores formais e informais como usar e utilizar para estimular a criança e o adulto. Uma vez que neste tipo de estimulação é importante:
- Frases curtas e sucintas face aos cartões;
- Empatia;
- Reforço positivo;
- Disponibilidade de recorrer ao humor para estimular adequadamente a criança/adulto.
Desta forma, conseguimos estimular e desenvolver ao mesmo tempo que nos divertimos.
Boas intervenções!!