O que é conhecimento?
Segundo o dicionário da Porto Editora, surgem várias definições:
- Faculdade de conhecer;
- Relação direta que se toma de alguma coisa;
- Noção;
- Informação;
- Experiência;
- Domínio teórico e/ou prático de determinada área;
Nos dias que correm algumas das noções apresentadas originam algumas interpretações dúbias. Vejamos, eu posso ter umas noções de física ou química, contudo isso não faz de mim uma especialista na área, só me aumenta a minha cultura geral.
Eu posso ter tido experiências ao nível da física, como ao nível da eletrónica por necessidade pessoal para conseguir concluir uma dada tarefa, contudo isso aumentará o meu conhecimento sobre um processo especifico, mas não me garante automaticamente o conhecimento de toda a Física e Eletrónica.
Eu posso ter uma informação sobre uma da situação, contudo isso não me dará conhecimento absoluto sobre essa situação, somente me dará uma perspetiva da mesma.
Resumindo, o conhecimento é algo que está em permanente transformação e aquisição de diferentes áreas, uma vez que aquilo que sabemos hoje é distinto do que soubemos ontem e menor do que saberemos amanhã.
O conhecimento precisa da curiosidade para conhecer, para procurar, para investigar, para pensar, para aplicar… quando o remetemos a uma postura rígida, não permitimos que o nosso conhecimento assuma a leveza do rio que passa, originando a sua estagnação e posteriormente a sua evaporação.
Por isso a importância da aprendizagem ao longo da vida!