Hoje apresentamos o livro infantil Compreender o Divorcio – Estamos contigo!
Nome | Estamos Contigo |
Editora | Girassol Edições |
Locais de Venda | Fnac, Wook |
Custo Aproximado | 5,50€ |

O livro aborda com alguma naturalidade a temática do divórcio.
Sinopse do livro
A história começa com a notícia do divórcio dos pais aos filho Jonas. Desde esse momento, Jonas é invadido por uma amalgama de emoções e sentimentos, começando pela tristeza e sensação de ter alguma responsabilidade na decisão dos pais.
É partilhado na personagem de Jonas, os sintomas corporais que normalmente uma criança pode sentir quando recebe uma notícia importante e decisiva na sua vida.
Recomendações
É um livro que podemos recomendar às famílias, para introduzir uma decisão de um divórcio, e pensarem com alguma naturalidade sobre a confusão de emoções que uma criança possa sentir como também de alguma responsabilidade (culpa) que as crianças e adolescentes assumem.

O livro aborda com simplicidade o discurso possível dos pais nestas situações, promovendo de alguma forma uma sensação de confiança no futuro, como a sensação de ambos os pais, se comprometerem a estar presentes na vida dos filhos.
Já num contexto de intervenção, podemos ler a história à criança que possa estar neste processo ou tenha passado pelo divórcio dos pais, enquanto refletimos sobre o que o Jonas sentiu e as soluções que ele encontrou para lidar com a situação. E o que podemos aprender com o Jonas para a nossa vida!
É usual que as crianças possam partilhar as suas inquietações, se estiverem numa fase inicial do processo, contudo outras crianças que tenham passado pelo divórcio dos pais, há algum tempo, é normal apresentarem uma narrativa diferente. Muitas vezes, focando no afastamento de um dos pais e manifestando sentimentos entre zanga e medo, por acreditarem que são responsáveis pelo afastamento do pai ou da mãe.
É importante desconstruir a situação e tentar ajudar a criança a tomar consciência das responsabilidades dos adultos e ajuda-la a fazer o processo de luto do divórcio dos pais, trabalhando a sua consciência e responsabilidade sobre as suas decisões, mas nunca sobre decisões de terceiros.
Boas intervenções e boas leituras!