M.I. – Livro Vou fazer chichi! Vou lavar os dentes!

Hoje apresentamos o livro “Vou fazer chichi! Vou lavar os dentes!” da colecção “Explica-me como é”, de Uli Apfelthaler e Manfred Tophoven. Um livro com história e páginas desdobráveis!

NomeVou fazer chichi! Vou lavar os dentes!
MarcaSchwager & Steinlein Verlag GmbH
Local Loja física Lidl
Custo aproximado5 – 15€

Recomendado a partir dos 2 anos.

O livro permite trabalhar:

  • O desfralde;
  • Conhecimentos para uma autonomia na higiene;
  • Promover a curiosidade da criança para as rotinas de higiene;
  • Vocabulário;
  • Motricidade fina (páginas desdobráveis);

Recomendações

Para crianças em idade de desfralde, entre os 2 e os 4 anos será adequado o terapeuta poder introduzir este material, se a fase de desenvolvimento não constituir angústia para a criança.

Por exemplo, uma criança que esteja a sentir dificuldade, com grande angústia, no desfralde e cujos pais também se apresentam muito ansiosos com a questão, será prioritário na intervenção com a criança começar a relação de outra forma, através do brincar proporcionando um clima descontraído, sem enfoque na questão de desfralde. Contudo, com os pais será trabalhado de outro modo sugerindo-se algumas recomendações.

Posteriormente, numa fase em que a relação de confiança já está a construir-se e a criança se apresenta mais tranquila em sessão, e em casa também, poder eventualmente ir introduzindo o livro como forma de a criança se familiarizar com os comportamentos de higiene, normalizando também as rotinas do chichi e cocó, da transição da fralda para o bacio e depois sanita.

Para crianças que estão a adquirir os hábitos de higiene poderá mostrar-se importante explorar este material e esclarecer as dúvidas da criança. Em intervenção poder-se-á introduzir uma brincadeira explorando alguns comportamentos de higiene, recorrendo ao faz-de-conta (por exemplo, lavar os dentes, lavar a cara, lavar o cabelo).

Sugestão para o desfralde: Os pais poderão introduzir o livro com brincadeira associada, podendo incluir na mesma um boneco significativo para a criança sendo seu parceiro no momento do chichi/cocó no bacio.

Também o pai ou a mãe poderão fazer parte da brincadeira e recorrer ao faz-de-conta, entrando no mundo simbólico da criança!

Sendo um material com páginas desdobráveis torna ainda mais interessante para a criança, podendo ser autónoma a virar as páginas!

Sugestão para os hábitos de higiene: À medida que os pais vão introduzindo novos hábitos de higiene à criança, este livro poderá ser um bom aliado para lhe explicar como se faz, recorrendo a um personagem com o qual se irá identificar.

Atenção: O mais importante será os adultos poderem estar o mais tranquilos possível e irem respeitando também o tempo e espaço da criança para as suas aquisições.

Quanto mais ansiosos os adultos estiverem, a criança irá sentir e muitas vezes não é facilitador para o processo.

Em contexto de creche e pré-escolar, poderá constituir um material útil para motivar as crianças para a aquisição de hábitos de higiene, bem como, no desfralde.

Boas intervenções e reflexões!!