Neste dia do Livro infantil apresentamos Stella – Fada da Floresta, uma história deliciosa sobre dois irmãos que partem para o bosque a procura das fadas!
Nome | Stella – Fada da Floresta |
Marca | Livros Horizonte |
Local | Loja Online Livros Horizonte; Livrarias Independentes; Wook; |
Custo aproximado | 5€ a 12€ |

Sinopse
Simão pergunta a Stella se as fadas são invisíveis. Stella revela-lhe que já viu “montes de fadas” e desafia-o para uma viagem até à floresta onde, assegura ela, vão encontrar algumas.
E assim começa mais uma aventura de Stella, a ruivinha irresistível, e do seu ligeiramente preocupado irmãozinho.
Mas desta vez Simão vai surpreender Stella com alguma ideias próprias, ideias que garantem um fim delicioso para um esplêndido dia na floresta.
Recomendado a partir dos 3 anos.
O livro permite trabalhar:
- A imaginação;
- A responsabilidade dos irmãos mais velhos;
- A exploração da natureza;
- A brincadeira;
- O medo do desconhecido e animais selvagens;
- A confiança;
- Expressão plástica;
- Leitura e escrita.
Recomendações
É um livro que podemos contar às nossas crianças na hora de dormir como também numa tarde de fim-de-semana, explorando a imaginação dos mais pequenos!

Entre o contar a história e um passeio pelo bosque mais perto, pode ser elaborado a ideia das fadas e a importância delas no mundo natural como na nossa imaginação. Podemos usar o desenho, como a plasticina para dar forma às fadas.
Num contexto familiar é possível criar um pequeno jardim num vaso e criar uma casa de fadas para que as crianças possam ir visitar sempre que necessitarem. A vantagem de ser num vaso é que pode ser colocado numa varanda e dar a possibilidade da criança imaginar as viagens secretas das fadas, visitando as várias varandas e reunindo-se para irem para o bosque mais perto, visitar a família (é muito importante garantir a segurança na varanda para que a criança possa usar sem correr riscos).
Já num contexto de intervenção individual, podemos ler a história e explorar a ideia da existência das fadas e os super poderes de cada uma como elas podem ajudar os mais pequenos nos seus diferentes dilemas! Paralelamente podemos avaliar qual a capacidade de imaginação da criança e até onde a mesma conseguirá avançar na elaboração da história.

Uma vez que a história trata da relação de irmãos como dos medos do pequeno Simão, pode ser uma ferramenta para refletir sobre os comportamentos e responsabilidades que os irmãos tem entre si, como sobre as estratégias que podemos usar nos medos que podem surgir quando nos sentimos ligeiramente ameaçados pelo desconhecido.
Num contexto de grupo num jardim de infância, podemos explorar a criação de uma pequena aldeia de fadas, criando um conjunto de actividades de expressão plástica para as crianças, com a possibilidade de criarem uma casa com porta, janelas e com algumas coisas essenciais para a fada viver. E cada casa poderá ser colocada perto de outras casas de fadas, num pequeno jardim, reunindo várias casas diferentes numa pequena aldeia. Podemos criar um trilho/passeio por entre as casas para as fadas caminharem.

Enquanto é elaborado este conceito, pode ser estimulado a linguagem pelo recurso ao vocabulário como a articulação, ao mesmo tempo que consolidamos vários conceitos como as cores, tamanhos, formas, animais, comportamentos e emoções, lateralidade, motricidade fina, corte, entre outros.
É um livro que se ultrapassa a si mesmo!
Como qualquer livro infantil!
Boas leituras e atividades de expressão plástica.