M.I. – Macaca

Hoje fomos ao baú buscar mais um jogo bastante divertido, a Macaca!

Nome Macaca!
MarcaMajora
Local de compraBaú da Majora
Custo aproximado— €

Recomendado para crianças + 3 anos.

Este jogo é peculiar, uma vez que para além de ter um tabuleiro cheio de armadilhas tem um outro tabuleiro com o jogo da macaca em substituição ao dado.

Este jogo permitem trabalhar tudo, dependendo do material e das regras que queiramos juntar ao tabuleiro.

Recomendações

Este jogo é ideal para juntar a uma atividade mais chata, em que o reforço positivo é estar a jogar ao mesmo tempo que realiza um trabalho de leitura e escrita, linguagem oral ou até mesmo motricidade orofacial.

Para a realização de um trabalho específico de leitura e escrita podemos dar a regra que cada vez que a peça calhar uma armadilha do tabuleiro terá de escrever uma palavra, ou uma frase, dependendo do nosso objetivo e das competências que esteja a trabalhar com a criança.

Podemos ainda juntar diversas imagens para conseguirmos trabalhar linguagem oral, como relação de opostos, definição de palavras, categorização semântica.

É igualmente possível trabalhar motricidade orofacial dizendo à criança que enquanto está a lançar a peça para ver o número de casas, terá de fazer determinada “careta” ou a cada jogada terá de fazer a “careta”.

Este material por si só trabalha a motricidade fina, uma vez que não apresenta um dado mas sim uma peça que teremos de lançar e mediar a força.

Este jogo é indicado para jogar numa tarde em família, bem como numa sessão de intervenção terapêutica.

Bons jogos e boas terapias!