M.I. – As Primeiras Frases

Hoje apresentamos um jogo motivador para a aprendizagem da leitura e escrita, que ajuda a promoção de diversas competências cognitivas!

NomeAs Primeiras Frases
MarcaEuroprice
LocalEuroprice, Worten
Custo aproximado8,39€ a 9,64€

Este jogo é ideal para crianças a partir dos 5 anos.

É constituído por:

  • 12 puzzles de 6 peças cada (3 imagem e 3 de palavras)

O jogo permite trabalhar:

  • Imaginação;
  • Construção frásica;
  • Vocabulário;
  • Associação;
  • Concentração e atenção;
  • Raciocínio lógico.

Para realizar este jogo podemos iniciar por montar os puzzles das imagens e posteriormente procurar a frase que lhe possa corresponder.

Ao iniciar o jogo podemos ajudar a criança realizando a observação de que as peças das palavras com a linha laranja são as primeiras, as peças com a linha verde são as segundas e as peças com a linha azul são as ultimas palavras das frases. Dependendo do ano de escolaridade da criança podemos dizer que as peças laranja, verde e azul correspondem ao sujeito, verbo e objeto respetivamente.

Estas peças são ótimas porque encaixam todas umas nas outras, possibilitando assim brincar com as frases e não dando a resposta correta no imediato.

Recomendações

Devido as formato das peças, é possível fazer frases abstratas, dando asas à imaginação de cada criança e formando frases que não têm por obrigação corresponder às sugestões de imagens que o jogo fornece.

Em sessões de terapia, dependendo da criança, a terapeuta pode dar as imagens já montadas e/ou dar as palavras já em montinhos para ser mais fácil procurar o sujeito, verbo e objeto de cada uma, devido à escassez de tempo ou dar continuidade da atividade no dia seguinte.

É ainda possível, com crianças mais velhas, juntar duas frases ou duas ideias numa só de modo a criar frases mais complexas.

Bons encaixes!