
Como se lida com a morte de quem amamos?
Como se sobrevive na ausência do outro?
Como nos reconstruimos?
Sinopse
Devastado pela morte da mulher, um jornalista torna-se frio e distante, numa tentativa de afastar todos os que o querem ajudar.
Reflexão
É uma série de três temporadas, que aborda diferentes temáticas sobre a vida humana, após a o falecimento de um conjugue de um casal. Criada pelo comediante Ricky Gervais, reflete da simplicidade dos sentimentos de um amor desfeito pela dor e a tomada de consciência do sofrimento alheio e paralelo a existência de Tony Johnson.
É uma série que pode ser recomendada para ser visualizada em diferentes situações terapêuticas, nomeadamente nos processos de luto. Ajuda a simplificar alguns aspetos sobre o dia-a-dia de quem vive o luto, humanizando e ajudando a reconhecer o sofrimento dos outros pela empatia do olhar de Tony.
Intervenção

É relevante a sugestão num contexto individual, em virtude de ser uma serie com três temporadas, com episódios de 30 minutos.
Num contexto individual, podemos abordar sobre as questões de amor, devoção, empatia, a dimensão do outro, a dificuldade dos outros gerir o tempo para o luto alheio, a ambivalência em prosseguir a vida ao mesmo tempo que se vive na ausência do outro .
É relevante a exploração do humor para aliviar a sensação permanente de injustiça, por mantermos a vida, enquanto alguém que amamos morre.
Será recomendada que possa ser usada a meio do acompanhamento como instrumento de reflexão, com o intuito de humanizar o luto e diminuir a sensação de estranheza dada após algum tempo, quando todos a volta pedem para retomar a vida.

As personagens que compõem a história, todas elas apresentam as várias facetas do sofrimento, contudo cada uma delas encontrou uma forma de lidar com ele, desenvolvendo a sua resiliência, sendo por isso um excelente recurso para um acompanhamento.
Boas visualizações e reflexão!