Hoje apresentamos um jogo didático e divertido para os mais pequenos.
Este material pertence à coleção de puzzles XXL da Apli, que através dele podemos promover o desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor das crianças.

Este puzzle é indicado para crianças a partir dos 4 anos.
Conteúdo: 20 peças grandes.
O que permite trabalhar:
- Vocabulário;
- Atenção e Concentração;
- Memória;
- Imaginação;
- Motricidade fina;
- Noção de número/quantidade;
- Orientação espacial;
- Raciocínio dedutivo.
Esta atividade é bastante interessante por ser bastante diversificada. Não contém objetos pequenos que a criança possa engolir!
Este puzzle, tal como o nome indica é grande e por esse mesmo motivo é ideal para o fazer no chão com o maior espaço possível. Depois de concluído este puzzle tem a particularidade de formar uma estrada à volta da cidade.
É ideal para explorar diversas competências primárias como a motricidade fina na destreza de manuseamento das peças, o raciocínio para o encaixe das mesmas e a noção de espaço.
Para além da montagem do puzzle, podemos também ir estimulando o vocabulário da criança ao nível das cores, formas, animais, locativos, contagem, profissões.
Recomendações
Após a realização do puzzle é interessante adicionar pequenos carrinhos para podermos criar uma dinâmica de brincadeira, bem como pequenas personagens, que poderão ser animais, por exemplo, para criar uma brincadeira e explorar a imaginação da criança.
Ao longo da montagem das peças podemos ir dando pistas à criança do que estamos a ver ao pormenor do puzzle e ajudá-la a tirar conclusões sobre algumas imagens. É ainda interessante explorar a atenção e concentração da criança realizando um jogo do “encontra” ou da “palavra proibida”, dizendo à criança “estou a ver um elefante a andar de baloiço, consegues encontrar?“, por exemplo, e de seguida deixar a criança fazer o mesmo. Ou então com crianças mais crescidas, dar a definição da palavra sem a dizer “Aquilo que estou a ver é um animal, que vive na selva, é muito grande e cinzento” e de seguida deixar a criança fazer o mesmo.

Este é um jogo divertido e apelativo que os pais podem brincar com as suas crianças, mas pode igualmente ser utilizado pelos profissionais (terapeutas, educadores), para estimular e promover o desenvolvimento linguístico, motor e cognitivo das crianças.
Boas brincadeiras!