Hoje apresentamos um jogo didático e divertido para os mais pequenos.
Este material pertence à coleção de puzzles da Apli, que através dele podemos promover o desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor das crianças.
Nome | Puzzle 123 |
Marca | Apli Kids |
Local | Apli, Fnac, Firmo, Worten, KuantoKusta |
Custo aproximado | 9,92€ a 12,68€ |

Este puzzle é indicado para crianças a partir dos 3 anos.
Conteúdo – 30 peças de puzzle grandes.
O que permite trabalhar:
- Contagens;
- Atenção e Concentração;
- Memória;
- Motricidade fina;
- Noção de número/quantidade;
- Orientação espacial;
- Raciocínio dedutivo.
Esta atividade é bastante interessante por ser diferente. E não contém objetos pequenos que a criança possa engolir!
Este puzzle é diferenciado por ser vertical e pode ser montado de diferentes formas, apesar de só ser possível o encaixe do número seguinte. As peças são grandes e por esse mesmo motivo é ideal para o fazer no chão com o maior espaço possível. Depois de concluído este puzzle tem a particularidade de formar vários “prédios” com os seus respetivos telhados. As peças são numeradas do 1 ao 9 e é possível formar 5 “prédios”. É ideal para explorar a motricidade fina na destreza de manuseamento das peças, o raciocínio para o encaixe das mesmas e a noção da relação número/quantidade.
Recomendações

Durante a realização do puzzle é interessante adicionar pequenas atividades para criar uma dinâmica de brincadeira, como realizar contas de adição.
Podemos recorrer a imaginação da criança e criar pequenas histórias com diferentes personagens que habitam um dos prédios montados.
Em cada uma dessas habitações, podemos criar casas temáticas, recorrendo às famílias de animais (como os livros de Beatrix Potter) para explorar a diversidade, inclusão e o respeito por nós e pelos outros.
Este é um material divertido e apelativo que os pais podem brincar e explorar com as suas crianças, mas pode igualmente ser utilizado pelos profissionais (terapeutas, educadores), para estimular e promover o desenvolvimento linguístico, motor e cognitivo das crianças, como poderá ser usado como material de recurso num contexto projetivo e emocional.
Boas brincadeiras!