Hoje vamos abordar o tema dos medos mas crianças, mais especificamente uma técnica que pode ajudar a enfrentar os medos!

As crianças necessitam de encorajamento para confrontarem eventos assustadores, pensamentos fantasias ou sonhos que os deixam amedrontados.
Para realizar a técnica, vamos precisar de:
- lápis de cor
- canetas
- lápis de cera
- marcadores
- bloco de folhas brancas
A ideia de ter várias hipóteses de canetas/materiais de desenho é dar algum controlo às crianças, como forma de colmatar a ansiedade que actividade possa trazer ao de cima.
A técnica consiste no seguinte:

1º. Sentados no chão, ao nível da criança pedimos para que esta desenhe algo que goste muito, que o faça sentir bem;
2º. Durante o tempo que a criança está a desenhar vamos conversando com ela sobre o que a faz sentir bem naquele desenho;
3º. Pedimos à criança que desenhe algo que a assusta só um bocadinho, algo que tenha sonhado ou pensado;
4º. Caso a criança demonstre hesitação, é importante referir o objectivo do desenho., p. ex. “Estes desenhos ajudam as crianças a ganhar aos medos, percebem que partilhar num desenho e com um adulto deixa de ser tão assustador!”
5º. Assim que a criança finalizar o desenho, pedimos que esta altere o desenho de alguma forma, p.ex. “faz mais pequenino”; “podes desenhar o teu super-heroi favorito, que chega e ganha ao monstro!”; “agora altera como quiseres, de forma a que o deixe menos assustador para ti!”
6º. Após a criança alterar o desenho, ajudamos a concluir que afinal aquilo não era assim tão assustador e que esta desenhou algo que depois conquistou essa coisa assustadora.
Esta técnica devolve o controlo à criança, algo especialmente importante em crianças com características ansiosas, pois vai ganhando confiança na sua capacidade de enfrentar estes medos.
Retirado de:
101 More Favorite Play Therapy Techniques, Heidi Kaduson e Charles Schaefer