M.I. – Livro Os beijinhos do lobo mau

Hoje iremos falar do livro Os beijinhos do lobo mau de Jean Leroy.

NomeOs beijinhos do lobo mau
MarcaBooksmile
LocalFnac, Bertrand
Custo aproximado14 – 15€

Recomendado para crianças em idade pré-escolar e escolar (3 – 8/9 anos).

No livro está inserido um pequeno fantoche, com o focinho do lobo mau, permitindo a animação no momento da leitura da história.

O livro permite trabalhar:

  • Rotinas do dia-a-dia;
  • Diferentes estados emocionais;
  • Naturalizar e validar as emoções (até no lobo mau)

Intervenção terapêutica e âmbito familiar

Esta leitura permite à criança deparar-se com as necessidades e rotinas do seu quotidiano como, por exemplo, a hora de acordar, o tomar banho, a hora de comer e, também, a necessidade de afetos.

O livro apresenta o lobo mau sob forma de fantoche e de uma história, em que o personagem vai experimentando e sentindo as suas emoções nas atividades diárias, manifestando o desagrado e raiva perante a dificuldade que sente no acordar, rosnando. Depois, o ter de tomar banho, que já por si é algo que não lhe agrada fazer (e, ainda por cima de água fria!) e ter de encontrar uma estratégia para se conseguir secar, sendo trapalhão de alguma forma e as coisas não correndo como ele desejaria. Aventurou-se, de seguida, a tentar comer castanhas, mas picou-se e sentiu-se eventualmente triste e vulnerável, precisando de um aconchego e de beijinhos. Ora, até o lobo mau gosta que lhe dêem beijinhos!

Aprendeu então a receber e a dar beijinhos, alterando o seu estado emocional da raiva para a tristeza e para a alegria, possivelmente.

Através do lúdico e podendo recorrer ao fantoche para teatralizar a história, a comunicação verbal e não verbal, consegue-se falar e trabalhar as emoções como sendo algo natural de sentir e válido, até nas rotinas diárias que a criança não gosta ou tem dificuldade em concretizar.

Podemos usar o livro para elaborar graficamente, pelo desenho as diferentes emoções, como refletir sobre as estratégias que o Lobo Mau encontrou para gerir os momentos mais intensos.

Boas leituras!