Hoje iremos falar dos Contos Completos de Beatrix Potter. Uma edição muito acarinhada pela editora Pim Edições.
Nome | Contos Completos de Beatrix Potter |
Marca | Pim Edições |
Local | Wook, Fnac, Bertrand |
Custo aproximado | 10 – 12€ |

Recomendado para crianças em idade pré-escolar e escolar (4 anos em diante).
O livro permite trabalhar:
- O imaginário infantil;
- as emoções e sentimentos (em particular, a raiva, entusiasmo, surpresa, amizade);
- experienciar quebrar os limites;
- estratégias para exteriorizar as emoções;
- gestão de conflito/ estratégias de resolução;
Intervenção terapêutica e âmbito familiar
Os livros de Beatrix Potter animaram as crianças do seu tempo, promovendo a compreensão e explorando as competências sociais. Foram dos primeiros livros ilustrados, com as diferentes personagens a viverem várias aventuras.
Hoje vamos explorar a história dos ratinhos marotos. Esta história permite à criança entrar no mundo imaginário e simbólico, animando a casa de bonecas e as suas personagens com emoções e sentimentos, que a criança também sente no seu dia-a-dia. Os ratinhos da história, marotos, experimentaram fazer algo que não deviam, entrar num espaço que não era seu, a casa das bonecas, tendo mexido e danificado utensílios da mesma. Estes, num primeiro momento, experienciaram sentir e exteriorizar a raiva e frustração perante um cenário que eles não esperavam, causando dano em coisas que não eram suas. Posteriormente, tiveram a capacidade de pensar e encontrar formas de resolver aquilo que tinham feito, ajudando as bonecas, praticando uma boa ação (ao limparem o chão e darem uma moeda às bonecas).

Quer em intervenção, quer no âmbito familiar, este conto possibilita pensar em conjunto com a criança que, lhes é permitido sentir as emoções/sentimentos e, que perante as mesmas podemos escolher ter determinado comportamento que pode ter impacto nos outros e causar mal-estar. Portanto, podemos aprender várias formas de reagir/comportamento, formas mais ajustadas e com consequências melhores para todos.
Para os mais curiosos, poderão ver o filme da história de Beatriz Potter.
Boas leituras!