
É importante refletir que as necessidades de dependência estão intimamente relacionadas com diferentes etapas do desenvolvimento humano e variados desafios de vida.
A procura de apoio, reafirmação e orientação de pessoas que nos são significativas faz parte do desenvolvimento pessoal, sobretudo em períodos de vida difíceis ou perante a necessidade de tomar decisões complexas e, não nos podemos esquecer, que o avançar da idade e o natural processo de envelhecimento poderá levar a um estatuto de dependência a nível emocional.
Origem | O que é
A Perturbação de Personalidade Dependente é marcada por uma excessiva necessidade de cuidado e ansiedade de separação em diversos contextos de vida.
Indivíduos com este tipo de personalidade podem revelar um comportamento submisso, dificuldade em tomar decisões no dia-a-dia, transferindo a responsabilidade para terceiros e necessidade constante de aprovação e validação, pela sua sensibilidade face à rejeição e desamparo, estes tendem a mostrar dificuldades em discordar e revelar opiniões distintas ou discordantes. Em alguns casos, esta concordância excessiva e necessidade de validação poderá levar a aceitar situações que são desagradáveis para si.

Sintomas
- Dificuldades em tomar decisões no dia-a-dia sem aconselhamento excessivo de terceiros;
- Dificuldade em iniciar projetos pessoais ou fazer coisas por conta própria, sobretudo pela ausência de confiança nas suas capacidades, transferindo assim as suas responsabilidades para terceiros.
- Dificuldade em expressar desacordo pelo medo de perder aprovação ou apoio;
- Sentimento de desconforto e desamparo quando está sozinho, pelo medo de ser incapaz de cuidar de si próprio;
- Procura urgente de outras relações, quando uma relação íntima de suporte termina;
Ideia chave para compreender a sintomatologia associada a esta perturbação de personalidade: necessidade de ser cuidado, falta de confiança, submissão excessiva e falta de independência.

Frequentemente, outro tipo de perturbações poderão ocorrer em conjunto com a Perturbação de Personalidade Dependente, como por exemplo:
- Depressão
- Ansiedade
- Abuso de Álcool
- Perturbação de Personalidade Histriônica ou de Personalidade Borderline
Intervenção
A Psicoterapia Psicodinâmica e a Terapia Cognitivo Comportamental revelam-se como abordagens eficazes, que permitem uma exploração do desenvolvimento do indivíduo, potenciando a compreensão de padrões de funcionamento e crenças desadaptativas, procurando-se desenvolver estratégias de regulação emocional que permitam uma maior autoeficácia e assertividade, assim como estratégias focadas no equilíbrio entre a dependência e independência nos relacionamentos interpessoais.
..
Elaborado pelo Gabinete de Estágios
Referências Bibliográficas: