Hoje vamos falar sobre noções da matemática nos primeiros anos de vida!
A importância da matemática no desenvolvimento humano, traduz-se na compreensão de determinadas noções como:
- Quantidades
- Numeração de 1 a 10
- Domínio das Operações (adição e subtração)
Aos 6 meses de idade as crianças vão desenvolvendo a noção das quantidades elevadas comparando dois grupos de objectos com diferenças significativamente altas (um grupo ter 15 quadrados e outro grupo ter 38 quadrados).
Já aos 3 anos de idade, as crianças começam a adquirir o domínio das operações, pela identificação de 1, 2, 3 objectos que sejam semelhantes entre si, como identificar 3 cavalos. Contudo se tiver de identificar 3 cavalos e 2 cubos num mesmo saco, poderá ter alguma dificuldade, tendo em conta que o elemento estranho corresponderá a estarem juntos no mesmo saco (cognição semelhante ao encaixe das formas).
Neste sentido a criança organiza-se primeiro pelas características físicas de determinado objecto, enquadrando numa categoria.
Exemplo:
- Um cavalo tem 4 patas e uma cabeça com crina;
- Já o cubo é uma figura com 6 lados lisos iguais.
Por esse motivo, a criança poderá primeiro contar uma das categorias, seguindo da outra e colocar no saco para os arrumar.
Segundo alguns estudos, existem referências que a aquisição das noções básicas da Matemática, numa fase precoce, ajuda tanto a curiosidade natural da criança como também a formação da sua estruturação cognitiva.
Algumas das boas práticas revelam a possibilidade da reflexão da matemática pela rotina do dia a dia, permitindo aos diferentes cuidadores da criança, brincarem com ela usando algumas das seguintes estratégias:

- Quantas pernas tens tu?
- Quantos braços tens tu?
- Num passeio de carro:
- Quantos camiões vamos ver? Queres contar?
- Para te vestires, quantas peças tu precisas? Vamos contar?
- Numa ida às compras:
- Quantos legumes são verdes?
- E de cor de laranja?
Nestes exemplos, verifica-se a possibilidade tanto de contar, como ajudar a organizar a informação por categorias, promovendo o desenvolvimento do raciocínio matemático, pelo recurso da brincadeira como promovendo para estar atento ao mundo que a rodeia de forma espontânea.
Outras das actividades, passam pelos:
- Jogos de Tabuleiro;
- Cubos;
- Quebra – cabeças;
- Formas;
- Pintura/desenho (contar o nº de nuvens ou flores);
- Plasticina (nº de bolinhas);
- Culinária caseira (nº de legumes, frutas para confeccionar uma sopa ou uma sobremesa);
Desta forma, um dos materiais que apresentamos que podem ajudar a aquisição destas noções básicas, corresponde ao Labirinto Magnético Numérico.
Neste material, pode-se desenvolver-se:
- Noções de Adição e Subtracção;
- Reconhecimento dos números e quantidades;
- Introdução dos números;
A vantagem deste tipo de material para além das noções de matemática, é ajudar a focagem e atenção na tarefa, como o desenvolvimento da motricidade fina, essencial para a destreza dos objectos.
As caracteristicas do material, potenciam a utilização tanto numa sala de jardim infantil, como em casa. Num contexto de intervenção, a possibilidade de utilização abrange áreas da psicologia, terapia da fala, psicomotricidade, professores de educação especial, educadores. Sendo um excelente investimento para uma equipa multidisciplinar, pela sua utilidade, resistência e durabilidade.
Sites de referência : Enciclopédia de Crianças
Um pensamento sobre “Vamos contar até 10?”
Os comentários estão fechados.