PDI – Comorbilidades e Prevenção

Hoje retomamos a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, falando as diferentes comorbilidades que existem com a perturbação.

Quando falamos de comorbilidades, estamos a relacionar com os vários diagnósticos que a criança possa ter paralelamente e em simultâneo.

No caso do PDI, verificamos as diferentes comorbilidades, entre a PDAH, PEA, como também também é verificado a perturbação de linguagem e humor. Verificam-se também perturbações esteriotipadas, do sono, controlo dos impulsos, cognitiva major e ansiedade. É identificado a PDI em doenças como a Epilepsia e Paralisia Cerebral, e igualmente identificado em diferentes perturbações psiquiátricas.

Comorbilidade PDI III

Segundo a reflexão realizada por Dra. Catarina Nascimento, verifica-se uma maior atenção no comportamento mais agressivo e impulsividade, em detrimento de estados depressivos que estas crianças possam manifestar.

 

Já no registo mais ansiogénico, verifica-se um grande receio de falhar no estudo como não corresponder às expectativas, sendo muito importante a postura vigilante por parte dos adultos para ajudar a identificar as posturas e promover a desconstrução destes pensamentos sobre si.

A evolução segundo a revisão bibliográfica deste manual, identifica que apesar da perturbação se considerar permanente, a evolução estará pendente da intervenção precoce nas diferentes áreas.

Segundo a Dra. Catarina Nascimento, é recomendado um conjunto de acções consertadas entre as diferentes áreas de actuação, divididas em três fases, iniciando antes e depois gravidez.

prevenção

Registamos somente algumas que possam servir como recomendação ao longo do crescimento da criança.

Ao longo do desenvolvimento é importante a continua intervenção nas diferentes áreas da saúde, educação e mais tarde num contexto sócio-profissional, potenciando a inclusão na comunidade de onde fazem parte.

 

Boas leituras!