Perturbação Desenvolvimento Intelectual

Hoje retomamos o artigo Neurodesenvolvimento – PDI, com o intuito de aprofundar um pouco mais sobre a perturbação que acaba por ser extensiva a várias perturbações.

A Perturbação Desenvolvimento Intelectual, irá-se organizar em quatro grupos perturbação, com um gradual aumento de dependência face a terceiros, sendo eles a Ligeira, Moderada, Grave e Profunda.

PDI II

Cada um deles irá organizar a actividade motora, psicológica, social nos domínios  do conceptual, social e prático decorrente do dia a dia do utente.

 

É importante compreender que ao longo do desenvolvimento infantil, vão surgindo alguns sinais que ajudam a compreender a necessidade de uma intervenção atempadamente por parte das equipas de desenvolvimento infantil.

A tabela resumida pela Dra. Catarina Nascimento, ajuda-nos a compreender alguns sinais que poderão ajudar a uma adequada sinalização pelas respectivas famílias, equipas de jardins de infância, como escolas e consequentemente uma intervenção cedo, para promover uma maior autonomia da criança no seu futuro.

Alguns dos sinais a ter-se em conta:

Sinais de Alerta

 

No próximo artigo iremos falar da importância da prevenção e ligação às diferentes comorbilidades.

Boas intervenções e sensibilizações!