Nome |
Jogo dos Cubos |
Marca |
Classic Toys |
Local de compra | Bertrand, Classic Toys Online |
Custo aproximado | 6,65€ |
O jogo que apresentamos hoje contêm:
- 1 caixa ;
- 1 conjunto de 6 cubos (cada face do cubo, apresenta uma imagem diferentes);
Orientações para jogar
Cada face de cada cubo apresentam uma imagem diferente, a criança deverá escolher uma face do cubo e deverá juntar os cubos de forma a construir uma imagem.
Objetivo do jogo permite trabalhar:
- Aidentificação e nomeação da imagem;
- As cores;
- Os tamanhos;
- O foco e a concentração;
- A orientação espacial:
- A capacidade de encaixe da imagem e pormenor;
- A memória das faces;
- Relação pais-filhos;
- Emoções e sentimentos – alegria, carinho, ternura;
Diferentes Aplicações
Intervenção Terapia da Fala & Psicologia
No caso da terapia da fala e tendo em conta a temática deste jogo os animais, permite uma intervenção direccionada para a identificação, nomeação dos animais, a categorização semântica (se são animais da selva, da quinta, domésticos), o seu habitat, o que comem, as suas características (se têm pêlo, se têm penas, etc), promove o vocabulário, a linguagem, as noções de género (fêmea, macho), de número (o número de animais na imagem), noções de cria e adulto, potência a criatividade para o conto de histórias e construções frásicas.
No caso da psicologia, este jogo acaba apresentar as diferentes relações que um pai ou uma mãe poderá ter com o seu/sua filho/filha. Sendo um material que não diferencia o género, facilita em muito a projecção da criança para se trabalhar o material.
Após montar o puzzle de cada uma das facetas, podemos pedir a criança para escolher uma das faces e construirmos em paralelo uma história. De seguida podemos introduzir as expectativas dos pais com expressões: “O que achas que o papá Leão espera do comportamento do filhote? Como é que achas o papá macaco ensina a filhota a ser simpática com os outros?”, como podemos também trabalhar as emoções ligadas a alegria e ao amor, competências sociais, gestão de comportamentos e resolução de dilemas.
Nestes momentos acedemos ao seu mundo de referência, ajudando a clarear o que é esperado de cada um dos papeis. Posteriormente introduzimos algumas sugestões de comportamentos, soluções para dilemas, de forma que a criança possa aderir e passo a passo os possa integrar como seus, aplicando-os nas mais diversas situações.
Boas práticas!