Chegamos a adolescência e o despertar das hormonas, ajuda o crescimento e o desenvolvimento da actividade gonádica e o surgimento das primeiras manifestações corporais, como:
- Surgimento da pilosidade facial nos rapazes;
- Surgimento da menstruação nas raparigas;
- Crescimento das mamas nas raparigas;
- Mudança da voz nos rapazes – agravamento;
Todas estas manifestações acabam por transformar a imagem da criança num adolescente, e influenciam a forma como olham para si mesmos, que em muitas casos não é um processo tranquilo e sereno.
Iniciamos o conhecimento da sexualidade académicamente…
No 3º ano da escolaridade portuguesa (8/9 anos de idade), é introduzido a temática da sexualidade a par com outros sistemas como o respiratório, circulatório, entre outros essenciais ao corpo humano.
Este conhecimento foca-se na explicação do sistema reprodutor feminino e masculino que ajuda à criança compreender as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas reprodutores.
Para muitas crianças é o primeiro momento com a temática, e pela partilha dos professores, também o surgimento dos momentos de surpresa e vergonha.
Quando chegamos à adolescência é retomado o tema, contudo surgem muitas vezes os tabus nas questões:
- Orgasmo;
- Masturbação;
- Fantasias sexuais conscientes;
- 1ª relação sexual;
- Contracepção, aborto e gravidez;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Identidade e Preferência sexual;
Que nem sempre os adultos conseguem responder, por isso o trabalho desenvolvido por algumas entidades aliado à comunidade educativa para ajudar a clarear e naturalizar a sexualidade, abrindo espaço para o esclarecimento das dúvidas que possam surgir.
No próximo artigo vamos falar em cada um conceitos acima identificados, e como aborda-lo junto de um adolescente ou grupo de adolescente.
Boas leituras!