No seguimento do artigo de que vos falamos esta semana trazemos algumas sugestões de materiais que podem ser uma mais-valia para trabalhar com Disartrias.
Material e sugestão de exercício:
Escova de dentes eléctrica – Uma vez que na disartria há alteração da musculatura orofacial podemos utilizar a vibração da escova para trabalhar toda a musculatura facial bem como na língua.
Compressa fria/quente – Consoante o objectivo de trabalho (aumento ou diminuição de tónus) podemos massajar as fibras musculares com o auxílio das compressas.
Provérbios – É também importante trabalhar a mobilidade das estruturas orofaciais bem como a articulação. Assim a leitura de provérbios é um bom exercício para trabalhar estas duas questões.
Na Disartria é muito importante a realização de exercícios que trabalham a motricidade orofacial assim como a respiração. Para o mesmo aconselhamos a leitura, aqui no nosso blog, do artigo de motricidade orofacial onde encontrarão vários exemplos de materiais e sua respectiva aplicação.
O cumprimento dos objectivos terapêuticos nunca pode acontecer sem se ter em atenção às particularidades de cada paciente.
Boas terapias!