PEAutismo Sinais de Alerta & Diagnóstico

Ontem foi dia 02 de Abril – Dia Mundial da Consciência do Autismo!

A primeira vez que foi realizado um diagnóstico com esta referência, foi por Kanner em 1943, com o registo de alteração nos seus comportamentos, como na sua socialização e comunicação, após o período de vinculação normativo.

autismoII

Desde desse momento até aos dias de hoje, verificamos uma evolução no diagnóstico, até a agrupamento dos três subtipos – a perturbação autística, perturbação de asperger e perturbação global de desenvolvimento sem especificação –  numa só com a designação de PEA – Perturbação do Espectro do Autismo.

Nos dias de hoje, é identificado a importância de um diagnóstico precoce, contudo é importante referir que apesar de poder ser realizado um diagnóstico nos primeiros dois anos, somente aos três anos de idade, será realizado com confiança e segurança por parte de uma equipa multidisciplinar.

Por parte de alguns autores como Ami Klin (referenciado por Lima, 2016), alguns sinais começam a surgir pelos primeiros meses, após estudos longitudinais desde os dois meses de idade, sendo detectado:

  • Pouco contacto ocular com pessoas;
  • Maior interesse nos objectos a volta;
  • Vocalizações atípicas – grito ou guincho;
  • Vocalizações longas;
  • Diminuição das vocalizações de prazer;

No conjunto das diferentes investigações por todo o mundo potenciou identificarem um conjunto de sinais de alerta que poderão ajudar a recomendar-se uma avaliação primária, sendo eles:

sinais de alerta autismo

Os vários sinais de alerta, necessitaram de conjugar-se alguns entre si, para fazer sentido uma referenciação, caso contrário, individualmente serão manifestações de algum mau estar infantil, sendo também importante explorar.

Futuramente iremos falar da Etiologia das PEA como das diferentes intervenções documentadas ajustadas ao funcionamento de cada família.

Boas leituras!

 

Referências Bibliográficas:
Lima, 2016 – Perturbações do Neurodesenvolvimento – Manual de Orientações Diagnósticas e Estratégias de Intervenção

Um pensamento sobre “PEAutismo Sinais de Alerta & Diagnóstico

Os comentários estão fechados.