M.I. Penas

Hoje vamos falar-vos de Penas!
Nome Penas leves
Marca  Branca
Local de compra Retrosarias e Lojas de Tecidos;
Custo aproximado 2€

Sugestão para compor uma mala de intervenção:

  • Conjunto de penas de diversas cores.penas (3)

Recomendado a crianças a partir dos 3 anos, adolescentes e adultos;

Orientações de utilização:

  • Colocar a frente do utente e pedir para usar a sua respiração para move-la – ajudando a compreender o impacto da sua respiração.
  • Relaxamento;
  • Treino de motricidade oro-facial pela inspiração/expiração;

Objectivo do material:

  • Treino de motricidade oro-facial;
  • Treino respiratório;
  • Acalmia/relaxamento;
  • Estimulação sensorio-motora.

Intervenção com logo

 

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

Ideal para crianças com problemáticas ao nível do neurodesenvolvimento como, por exemplo, P.E. Autismo ou de PDAH com o objectivo de promover acalmia e foco/atenção.

Aliás, antes de relaxar, a criança necessita de aprender a respirar, em conjunto com o adulto, realizando a respiração diafragmática. Primeiro inspira e depois faz a expiração soprando para a pena, a qual irá esvoaçar.

Para além do êxtase da criança perante a actividade, fazê-lo várias vezes, sucessivamente, poderá promover não só o foco no que está a concretizar mas, também, o relaxamento/acalmia.

Mais ainda, o manuseamento das penas ao nível da sua textura e da cor promove a parte sensorial na criança, especialmente as crianças com necessidades educativas especiais, como também em crianças ansiosas.

No caso dos adolescentes, poderá promover momentos de relaxamento,  ou mesmo manuseando-a com as mãos, em final de sessão, após se abordar conteúdos angustiantes, de forma a sair da sessão tranquilos.

 

Intervenção em Terapia da Fala

As penas, como muitos outros materiais podem ter diversas utilizações. Neste caso podem ser utilizadas, para além da estimulação sensorial, na promoção da aprendizagem da respiração costo-diafragmática, do sopro e do movimento de protrusão dos lábios (movimento dos lábios para a frente).

Penas (2)

Sugestão Latituniense: Assim, podemos utilizar uma palhinha ou não à medida que vamos soprando as penas por determinado percurso para treino destas competências, sendo este exercício adaptado consoante os objectivos específicos que se quer trabalhar.

Utilização Familiar

É um material que poderá trazer também alguma tranquilidade aos pais, podendo utilizá-lo em conjunto com a criança, na dinâmica familiar, quer em momentos de stress para a criança ou como momento lúdico e de partilha, tal como, uma corrida de penas promovendo a diversão familiar.

Boa diversão!