Hoje vamos falar do Mastermind de viagens, excelente para portabilidade de alguns psicólogos e técnicos que necessitam de andar com a sua mala de intervenção.
| Nome | Mastermind |
| Marca | Parker Brothers |
| Local de compra | Grandes Superfícies |
| Custo aproximado | 5,99€ |
Material contém:
- Superfície para colocação das chaves com 9 orifícios (15cm x 5cm);
- 1 orifício para a chave correcta com tampa azul;
- 8 conjuntos de cores – vermelho, verde, rosa, amarelo, azul, cinza, branco, laranja;
- 9 itens de cada cor;

Orientações para Jogar:
- + 6 anos;
- 2 jogadores;
- 1 jogador faz a chave;
- 1 jogador têm 9 tentativas para adivinhar;
- Marca-se vermelho as cores & lugares erradas;
- Marca-se branco o número de cores e lugares certos.
Objectivo do jogo permite trabalhar
- Tentativa – Erro;
- Memória;
- Atenção;
- Planeamento e organização;
- Raciocínio dedutivo;
- Juízo crítico;
- Competição saudável;
- Leitura das expressões faciais – Descodificação;

Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Este é o jogo ideal para abrir uma sessão ou mesmo para fechar uma sessão mais intensa emocionalmente. Sempre que um utente, principalmente uma criança, tem uma sessão mais intensa, é importante ajudar a reorganizar o seu espaço psíquico, como as suas emoções, de forma que feche a sessão com a sensação de confiança e segurança.
Este jogo permite pela tentativa – erro, o desenvolvimento do planeamento e organização dos passos a serem dados de forma que a cada nova tentativa, o jogador possa adivinhar a chave escondida. Promove a auto-correcção e juízo crítico a cada nova tentativa.
O recurso à descodificação das cores e lugares que acertou, promove o raciocínio dedutivo que vai ajudar a encontrar a chave correcta.
As recomendações no caso da utilização do jogo:
- Estimulação com recurso a papel e caneta para planear e organizar o passo seguinte com uso de esquemas;
- Valorização de cada tentativa – ênfase emocional;
- Elogiar pela produção com expressões: “Conseguiste! Passo a passo conseguiste decifrar!”, “Tiveste atento e percebeste as cores que eu tinha escolhido!”.
Será importante verificar que num contexto clínico, muitas vezes estas jogadas e vitórias são desvalorizadas com expressões: “Ah! Não foi assim tão bom, só consegui na oitava vez!” ou “Ah! Qualquer um consegue!“, sendo importante ajuda-los a tomar consciência que o treino leva à realização.
O tamanho desta versão é excelente para o psicólogo que está em diferentes espaços, e necessita de controlar o peso dos materiais que carrega para cada sessão.
Utilização Familiar
É um jogo ideal para usar em viagens, ajuda as crianças/adolescentes a terem um jogo que desperta o desafio intelectual e a competição, e ajuda esperar enquanto o outro tenta adivinhar a chave correcta. 
Podendo ser jogado entre diferentes idades, promove ao relacionamento entre gerações, a volta de um objectivo, adivinhar a chave escondida.
Sendo um jogo de pequenas dimensões, consegue ser encaixado numa mala, necessitando de pouco espaço e leve como uma pena.
Ideal para uma tarde ou noite de jogos familiares.
Bons jogos!