M.I. Mastermind – viagem

Hoje vamos falar do Mastermind de viagens, excelente para portabilidade de alguns psicólogos e técnicos que necessitam de andar com a sua mala de intervenção.

Nome Mastermind
Marca Parker Brothers
Local de compra Grandes Superfícies
Custo aproximado 5,99€

 Material contém:

  • Superfície para colocação das chaves com 9 orifícios (15cm x 5cm);
  • 1 orifício para a chave correcta com tampa azul;
  • 8 conjuntos de cores – vermelho, verde, rosa, amarelo, azul, cinza, branco, laranja;
  • 9 itens de cada cor;

mastermind 2

Orientações para Jogar:

  • + 6 anos;
  • 2 jogadores;
  • 1 jogador faz a chave;
  • 1 jogador têm 9 tentativas para adivinhar;
  • Marca-se vermelho as cores & lugares erradas;
  • Marca-se branco o número de cores e lugares certos.

 

Objectivo do jogo permite trabalhar

  • Tentativa – Erro;
  • Memória;
  • Atenção;
  • Planeamento e organização;
  • Raciocínio dedutivo;
  • Juízo crítico;
  • Competição saudável;
  • Leitura das expressões faciais – Descodificação;

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

Este é o jogo ideal para abrir uma sessão ou mesmo para fechar uma sessão mais intensa emocionalmente. Sempre que um utente, principalmente uma criança, tem uma sessão mais intensa, é importante ajudar a reorganizar o seu espaço psíquico, como as suas emoções, de forma que feche a sessão com a sensação de confiança e segurança.

Este jogo permite pela tentativa – erro, o desenvolvimento do planeamento e organização dos passos a serem dados de forma que a cada nova tentativa, o jogador possa adivinhar a chave escondida. Promove a auto-correcção e juízo crítico a cada nova tentativa.

O recurso à descodificação das cores e lugares que acertou, promove o raciocínio dedutivo que vai ajudar a encontrar a chave correcta.

As recomendações no caso da utilização do jogo:

  • Estimulação com recurso a papel e caneta para planear e organizar o passo seguinte com uso de esquemas;
  • Valorização de cada tentativa – ênfase emocional;
  • Elogiar pela produção com expressões: “Conseguiste! Passo a passo conseguiste decifrar!”, “Tiveste atento e percebeste as cores que eu tinha escolhido!”.

Será importante verificar que num contexto clínico, muitas vezes estas jogadas e vitórias são desvalorizadas com expressões: “Ah! Não foi assim tão bom, só consegui na oitava vez!” ou “Ah! Qualquer um consegue!“, sendo importante ajuda-los a tomar consciência que o treino leva à realização.

O tamanho desta versão é excelente para o psicólogo que está em diferentes espaços, e necessita de controlar o peso dos materiais que carrega para cada sessão.

 

Utilização Familiar

É um jogo ideal para usar em viagens, ajuda as crianças/adolescentes a terem um jogo que desperta o desafio intelectual e a competição, e ajuda esperar enquanto o outro tenta adivinhar a chave correcta. mastermind 3

Podendo ser jogado entre diferentes idades, promove ao relacionamento entre gerações, a volta de um objectivo, adivinhar a chave escondida.

Sendo um jogo de pequenas dimensões, consegue ser encaixado numa mala, necessitando de pouco espaço e leve como uma pena.

Ideal para uma tarde ou noite de jogos familiares.

 

Bons jogos!

 

Nota: nas épocas das férias vai surgindo pelas grandes superfícies comerciais.