Emociona-Te! com 3 Generations

three-generations-movie

Hoje apresentamos um filme divinal – 3 Gerações.

Conta a história do jovem Ray que se encontra num processo de mudança de género, e necessita da assinatura dos dois pais para iniciar o tratamento antes da operação.

O filme apresenta na personagem de Ray com os seus 16 anos, os dilemas, as dificuldades, a aceitação, o bullying como o recurso às novas tecnologias para retratar cada passo do processo que está a passar.

Paralelamente apresenta a vivência pela mãe de todas as dúvidas que o processo conduz, como a sensação de um possível arrependimento futuro. Neste processo, vê-se a par com os segredos do passado que condicionam o seu presente.

O filme é excelente como ponto de reflexão sobre a temática da mudança de género, mais conhecida por Disforia do Género.

Nestas situações, “as pessoas com disforia de género experimentam algum grau de incongruência entre sexo biológico e a identidade de género. Quando a incongruência percebida entre sexo no nascimento e identidade de género sentida causa sofrimento ou incapacidade significativa, um diagnóstico de disforia de género pode ser apropriado. A dor normalmente é uma combinação de ansiedade, depressão e irritabilidade.”

 

poster 3 generations

O filme poderá ser usado como recomendação para pais e professores como para os adolescentes que estejam a passar por um processo semelhante ou mesmo que tenham amigos que estejam a viver algo semelhante.

Para os amantes do cinema, é um filme a não perder pela transformação e actuação da Elle Fanning no papel do jovem Ray, como da mãe com dúvidas representado aqui pela Naomi Watts, e a Susan Sarandon no papel da avó presente e conservadora.

 

Bom filme!