M.I. Livro Leonardo O Monstro Terrível

Hoje vamos falar do Livro “Leonardo O Monstro Terrível” e a utilidade nas diferentes intervenções!

Nome Leonardo O Monstro Terrível
Marca Orfeu Negro
Local de compra Loja On. Orfeu Negro, WookFnacBertrand;
Custo aproximado €10.50 – €15.00

 

O livro conta a história Livro Leonardode um Monstro, o Leonardo que tentava assustar as pessoas mas não conseguia, porque não era um monstro assustador. Numa das suas tentativas de susto, a um menino, o Samuel obteve uma reação surpreendente, que o fez um monstro diferente…

 

O livro permite trabalhar

  • Juízo crítico;
  • Valores sociais/sentimentos (e.g. amizade, respeito);
  • Empatia.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

Ao abordar a temática dos monstros “maus” que poderão tornar-se amigos, podemos pensar que o livro faz ponte para o tema do bullying, o que será relevante trabalhar com a criança em contexto terapêutico.

Do mesmo modo que os agressores/bullies escolhem as suas vítimas como sendo percepcionadas como mais “frágeis” e “assustadiças“, também o monstro Leonardo percepcionou o Samuel dessa forma.

Porém, ao perceber que não teve o efeito pretendido na sua vítima, o Leonardo foi confrontado com o seu sentir e percebeu que poderia relacionar-se de outra forma como Samuel.

À semelhança desta história, também as crianças/jovens agressores necessitam de ajuda para adquirirem competências sociais saudáveis para se relacionarem com os outros!

 

Intervenção em Terapia da Fala

Este livro permite trabalhar a leitura e escrita – a codificação grafema/fonema por se tornar um livro com pouco texto e com construções frásicas simples, além de ter umas imagens bastante apelativas.

 

Jardim de Infância

Numa sala de Jardim de Infância, a sua utilidade poderá ser uma mais valia, uma vez que ajuda a reflectir em grupo uma temática que começa a surgir com alguma naturalidade nos grupos, tanto seja por:

  • Diferenças de tamanhos entre as crianças – os maiores ainda estão a aprender a lidar com o tamanho que têm e a relação com os outros, no oposto os mais pequenos estão a aprender a ganhar voz;
  • Personalidades – alguns são mais introvertidos, sendo muito importante serem respeitados nestes momentos pelas crianças mais extrovertidas;
  • Limites de cada um – compreenderem que nem sempre os amigos e amigas estão  disponíveis para brincar, e isso não significa que não gostem deles;

Cada educador poderá utilizar mediante as situações que vão surgindo em sala, e como poderem todos falar e mais tarde resolverem. Iniciando a consciência do nosso impacto nos outros (e vice-versa).

 

Leitura Familiar

É um livro ideal para desmistificar a ideia dos monstros “maus”, permitindo a criança e o adulto dar asas à criatividade e imaginação de criar (através do conto de uma história, um desenho) o seu monstro amigo.

E ajudar os pais a ensinar que há momentos que necessitamos de partilhar o que sentimos para os outros nos respeitarem.

 

Livro Leonardo III

 

Boas leituras!