Hoje trazemos mais um livro da colecção do Escreve e Apaga, Letras Maiúsculas da Jacarandá Editora!
Nome | Letras Maiúsculas – Escreve e Apaga |
Editora | Jacarandá Editora |
Local de compra | Loja Online Presença; Wook, Bertrand, Fnac; |
Custo aproximado | 7,95€ |
Material contém:
- Um Livro reutilizável de 24 páginas;
- 1 Marcador – escreve e apaga-se facilmente;
Orientações de utilização:
- + 3 anos;
Opção de utilização:
- Opção – Escolher uma página e passar por cima das linhas tracejadas das letras;
- Opção – Seguir a organização apresentada.
Vemos uma explicação das letras por organização:
- Letras direitas: EFHITL
- Letras curvas: OCQSG
- Letras curvas e direitas: BDJPRU
- Letras em ziguezague: AVWYKXMNZ
Depois desta organização é apresentado uma letra tanto no desenho como é colocado por baixo da imagem linhas para treinar a caligrafia.
Objectivo do jogo permite trabalhar
- Tentativa – Erro;
- Treino motricidade fina;
- Equilíbrio;
- Coordenação Viso Motora;
- Atenção;
- Concentração;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Na continuidade do M.I. Escreve e Apaga – Primeiras Letras, que ajuda a criança a reconhecer as curvas e formas das diferentes letras minúsculas, este apresenta uma lógica ligeiramente diferente.
Divide as letras em quatro distintos, ajudando a criança a identificar as linhas curvas, direitas e as em ziguezague, de forma a tentar criar mnemónicas que possam ajudar criança a lembrar-se sempre que tiver de diferenciar as 26 letras distintas.
Neste âmbito podemos recomendar como material de apoio a crianças que precisem de treinar a caligrafia como o treino da motricidade fina, nos movimentos da pinça e preensa.
Será importante ser uma actividade que possa ser partilhada inicialmente com um adulto, de forma a treinar e corrigir as suas dificuldades para mais tarde conseguir fazer sozinha.
Intervenção em Terapia da Fala
Este livro pode ser uma ferramenta muito útil para trabalhar com crianças com disgrafia (temática desenvolvida esta semana no nosso blog). Para além desta componente, é também uma excelente ferramenta de estímulo de caligrafia com crianças em idade pré-escolar.
Escrever sobre o tracejado, contornar e copiar, são as bases essenciais para adquirir competências de escrita, preensão e controlo da caneta, treino da caligrafia.
O facto de as páginas serem plastificadas revelam-se igualmente uma mais-valia uma vez que possibilitam o treino, escrevendo e apagando, as vezes necessárias até conseguir o correto tracejado das letras. Mas não é tudo, com todo este treino as crianças vão acabar por treinar e até mesmo conseguir identificar as várias letras passando por cima do tracejado.
Contudo o material não se limita a esta tarefa, podemos também usar para jogar no reconhecimento das imagens e figuras, que compõem cada cenário para trabalhar vocabulário e discurso oral.
Utilização Familiar
É um material ideal para treinar a escrita das primeiras letras maiúsculas, com estas mnemónicas das linhas curvas, direitas e as em ziguezague.
Serve de ponte para a brincadeira, tendo em conta que o marcador com a tinta que escrever e apaga é a sensação que os pequenos querem experimentar, facilita a oralidade da noção que precisamos de passar: “É importante voltar a tentar, sempre!”
Reforçamos que as primeiras vezes possa fazer ao lado da criança, reforçando positivamente e valorizando a produção de cada página.
Boa prática!