Hoje vamos falar de emoções e levamos a maleta do Estúdio Didáctico. É um material bastante completo para trabalhar as emoções, nas diferentes áreas da vida da criança.
Nome | Uma Casa de Cheia de Emoções |
Marca | Estúdio Didáctico |
Local de compra | Loja On. Estúdio Didáctico, Oficina Didáctica |
Custo aproximado | 305€ |
Material contém:
- 1 Mala de viagem:
- 63 cartões situações;
- 20 histórias de relações humanas;
- 1 dominó hexagonal com cartões em série;
- 1 jogo de mesa com animais;
- 2 casas surpresas
- 2 casas para colocar cartões;
- 1 Leque emocional;
- 1 CD;
- 1 Manual com folhas para copiar;
Orientações para Jogar:
- Dos 5 aos 12 anos;
- Individual ou em Grupo;
Cada jogo terá uma dinâmica distinta:
- 63 cartões história & leque emocional
- Permitem relacionar o que está a ser visto no cartão e a emoção do leque que possa estar a ser vivida pela personagem.
- 20 histórias de relações humanas
- Dinamiza histórias que variam entre uma postura mais optimista vs pessimista, desenvolvendo as competências sociais e emocionais, como a consciência de si e do outro.
- 1 Dominó hexagonal
- Os 12 cartões irão relacionar-se entre si, em 4 vertentes diferentes. Seguindo sempre uma sucessão lógica de acordo com o cartão anterior, permitindo desenvolver a compreensão que cada emoção têm uma consequência.
- 1 jogo de mesa com animais
- 10 tipos de animais que permitem compreender a forma como podemos relacionar com os outros. Cada casa terá o seu animal, permitindo avançar ou recuar no jogo consoante o comportamento que o animal possa ter.
- 2 Casas surpresas
- Cada uma delas terá uma serie de discos de sentimentos e relacionamentos, que poderão relacionar-se entre si. No manual do jogo existem sugestões como usa-los.
Objectivo do jogo permite trabalhar
- Atenção;
- Gestão emocional;
- Dedução;
- Juízo crítico e moral;
- Empatia;
- Resolução de dilemas;
- Relações familiares;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
A caixa cheia de emoções é uma maleta com uma serie de jogos, direccionado numa vertente pedagógica, podendo ser usado em contexto de aula, como em sessões de animação sociocultural que tem como objectivo a promoção de competências psicossociais em grupos de crianças/adolescentes, com o objectivo de integra-las e inclui-las nas suas comunidades.
Como também pode ser usado numa vertente clínica individual, com vista a explorar diferentes áreas de actuação, nos contextos da:
- Família;
- Escola:
- Relação com a aprendizagem;
- Relação com os pares;
- Relação com os professores;
- Comunidade;
A mala por si só acaba por ser um programa completo que fornece um conjunto de alternativas que podem ser exploradas consoante o que achamos mais pertinente trabalhar.
Podemos seguir o manual, como poderemos remeter para uma intervenção criada especificamente para cada criança, tendo em conta a multiplicidade das histórias dos cartões e as escolhas que poderão ser feitas.
Recomenda-se a exploração da maleta, vale a pena!
Bons jogos!