M.I. Balões

Lembram-se de à algumas semanas atrás vos falarmos da nossa maleta de MOF-Motricidade Orofacial? Pois bem, hoje na continuidade desse artigo vamos especificar a utilidade de um balão em alterações que surjam em consequência de desarranjos nas estruturas/musculatura orofaciais.

Nome Balão
Marca Marcas brancas
Local de compra Diversas superfícies comerciais
Custo aproximado Desde 1€

Quem é que em criança nunca brincou com um balão (salvaguardar as crianças que têm pânico de balões)? Pois é algo tão simples e que pode ser direcionado e utilizado para intervir em crianças com alterações na musculatura orofacial.

balões (1)

Com um balão podemos trabalhar:

  • Normalização doTónus (força) de lábios, bochechas;
  • Reeducação respiratória;
  • Mobilidade mobilidade das estruturas orais.

 

A utilização deste material permite-nos realizar exercícios de força e mobilidade sem grande dificuldade para a criança que de outra maneira se tornaria complicado.

balões II

 

Assim, e mais uma vez a criança trabalha/aprende com recurso ao lúdico. Tendo em conta que hoje em dia já temos ao nosso dispor uma vasta oferta, quer de locais para adquirir os balões quer a forma, cores dos mesmos é de aproveitar e inovar as nossas terapias.

 

De seguida exemplificaremos alguns exercícios que podem ser realizados:

  • Podemos fazer uma “competição de balões” em que tanto o terapeuta como a criança tem que encher o maior número de balões que conseguirem num período de tempo limitado;
  • Encher 2/3 balões com formas diferentes e perguntar qual o mais difícil, sendo que pode levar esse para casa como recordação de que mesmo que difícil conseguiu.
  • Encher um balão e fazer uma “competição de balões“, podendo só dar até 2 ou 3 toques de cada vez e passar para o outro, em cada um dos toques ser lento que o anterior, para ajudar a abrandar o ritmo da criança.
  • Promover o equilíbrio do balão pelas mãos ou braços da criança para ajuda-la a respirar com mais calma ao mesmo tempo que ajuda a equilibrar.

 

Boas intervenções!