Hoje vamos falar do Livro “A Caixa das Preocupações”, de Suzanne Chiew e Sean Julian.
Nome | A Caixa das Preocupações |
Marca | Editora Minutos de Leitura |
Local de compra | Loja Online Editora Minutos de Leitura, Fnac, Bertrand, Wook |
Custo aproximado | 12,20€ |
O livro aborda a temática das preocupações, possibilitando abordar as emoções, em particular, o medo!
O livro permite trabalhar
- Autoconceito e autoestima;
- Autoconhecimento sobre si própria;
- Consciencialização das suas atitudes;
- Encontrar a sua força interior (e.g estratégia para enfrentar medos);
- Criatividade e flexibilidade mental – ferramentas essenciais para a resolução de problemas;
- Assertividade;
- Empatia;
- Acalmia.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
A história proporciona à criança uma ferramenta que poderá utilizar e adequar a situações em que sente medos, possibilitando-lhe trabalhá-los encontrando uma forma de se ir sentindo mais tranquila.
Assim, fomenta-se na criança:
- Compreensão do seu sentir;
- Sentir-se acolhida pelo adulto;
- A tomada da consciência das atitudes;
- Tranquilidade;
- Partilha desse momento com o adulto.
Recomendações:
Sugere-se ao adulto ler a história em conjunto com a criança e, após isto, refletir com a mesma quais os seus medos, à semelhança do que acontece com o personagem principal da história, o Milo, permitindo-lhe identificar-se.
De seguida, será interessante pensar com a criança na possibilidade de ser construída uma estratégia para diminuir esses medos e, à qual possa recorrer, sempre que o medo surjir intensamente.
Assim, poderá ser construída uma caixa das preocupações, que pode ser ilustrada pela criança, na qual, sempre que a criança sentir uma preocupação/medo possa colocar um papelinho escrito sobre esse medo, lá dentro.
Objetivo terapêutico/simbólico:
- Sempre que a criança colocar o medo dentro da caixa, estará a fechá-lo, contendo-o. Isto permite uma sensação de segurança, permitindo a sensação de que o medo diminui (intensidade).
- Do mesmo modo, sempre que a criança partilha uma preocupação/medo, a mesma parece diminuir, surgindo uma sensação de alívio.
- E, ainda, permite à criança quando se sentir preparada poder pegar nesse medo/preocupação da caixa, agora que está mais pequeno, e trabalhá-lo com o terapêuta, para promover a sua serenidade.
Leitura Familiar
Sendo um livro de fácil leitura e com imagens esclarecedoras e apelativas, os pais poderão recorrer ao mesmo para em contexto familiar poderem apaziguar o sentir da criança face aos seus medos mais intensos.
Será especialmente útil face a medos que poderão ser bloqueadores para a criança e, até impedir, por vezes, a concretização de algumas atividades em família!
Boas leituras!