M.I. Brain Box – Imagens

O que trazemos para hoje é um fantástico jogo o ” Brain Box – Imagens”.

Nome Brain Box – Imagens
Marca  Sig Toys
Local de compra Loja Online Sig Toys, Fnac
Custo aproximado  16,50€

O jogo BrainBox é um jogo indicado para desenvolver a capacidade de memória, concentração e observação de imagens.Design sem nome (1)

Contêm:

  • Caixa;
  • Ampulheta;
  • Dado;
  • 300 cartões de imagens;

Recomendado para + 4 Anos

Como se joga?

  • um jogador  retira um cartão da caixa e vira a ampulheta (tem 10 segundos) para observar cuidadosamente a imagem
  • quando o tempo termina o jogador guarda o cartão e lança o dado a
  • o número saído no dado, irá corresponder ao número de respostas que o jogador observador terá que responder
  • no caso de todos os jogadores lerem, lê a(s) questão(ões) que se encontram atrás do cartão  e verifica as respostas dadas olhando para a imagem do cartão
  • se as respostas estiverem corretas o jogador fica com o cartão, se estiver incorreta, o cartão volta a ser colocado na caixa
  • o jogador seguinte retira um novo cartão, e repeteo processo
  • ganha quem tiver o maior número de cartões após 10 minutos de jogo

 

O jogo permite trabalhar:

  • Atenção;
  • Concentração;
  • Identificação;
  • Memória;
  • Construções frásicas;
  • Construção de interrogativas;
  • Descrição de imagens;

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Terapia da Fala

Em Terapia da Fala este jogo é uma ferramenta de aprendizagem valiosa e é muito divertida.  Podemos trabalhar em conjunto com a criança tantas áreas, o quanto usadas numa sessão de intervenção:

  • Memória a curto prazo;
  • Linguagem;
  • Semântica;
  • Morfossintaxe;
  • Atenção;
  • Concentração;
  • Numeração;
  • Cores;
  • Identificação e descrição de imagens.

 

Intervenção em Psicologia

Já no âmbito da Psicologia, o jogo pode ser usado dos 4 aos 99 anos, tendo em conta que poderá ser usado para utentes adultos que possam necessitar de uma intervenção mais neuropsicológica ou ser usado numa sessão de animação sociocultural.

O jogo estimula a capacidade de categorização e representação simbólica do utente.  Promove também a atenção e flexibilidade de raciocínio.

Uma das estratégias que poderemos fazer, consiste na elaboração de um mapa mental pelas várias imagens escolhidas e visualizarmos a relação criada pelo utente.

É ideal para trabalhar com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo como com crianças com Perturbação de Défice de Atenção e hiperatividade como também nas Perturbações de Dificuldades de Aprendizagens.

 

Recomendação Familiar

Em família, fica a sugestão de contarem uma história a partir de cada cartão e explorar o que nela existe, visto haver cartões com imagens simples ou mais complexas.

Podem fazer o típico concurso familiar – Quem escreve a história mais original e criativa com recurso escolha das imagens que saírem ao calhas.

 

Boas práticas!