M.I. Memória – Sagoskatt

Hoje vamos falar do Sagoskatt, um jogo de memórias e histórias que surge pelos corredores do IKEA, na área do Ikea Family!

Nome Jogo de Memória – Sagoskatt
Marca  IKEA
Local de compra Lojas IKEA ou Loja Online
Custo aproximado

 Em promoção – fecho de colecção: 1,99€

Valor usual: 3,99€

 

Material contém:Ikea Games (1)

  • 1 caixa
  • 34 cartões
  • 17 pares de cartões

Orientações para Jogar:

  • + 3 anos;
  • + 2 jogadores;
  • vira-se os cartões para baixo e baralham-se;
  • dispões se os cartões em filas;
  • cada jogador vira dois cartões de cada vez;
  • se os cartões virados forem iguais conseguiram um par e têm a oportunidade de jogar novamente;
  • caso os cartões sejam diferentes passa se a vez ao jogador seguinte;
  • ganha quem conseguir mais pares;

Objectivo do jogo permite trabalhar

  • Tentativa – Erro;
  • Memória e Atenção;
  • Planeamento e organização;
  • Competição saudável – memória;
  • Descodificação das emoções das personagens;
  • Criatividade na construção das histórias;
  • Elaboração de diálogos nas diferentes cenas;

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

Em Psicologia este material permite trabalhar a atenção e a memória, através das imagens par, encarando o jogo como um desafio a conseguir mais pares para ganhar!

O jogo possibilita ainda construir histórias com conotação diferente (e.g. Capuchinho Vermelho ou Princesa e o Sapo ou outra que a criança fantasie). Deste modo, o terapeuta pode ir estimulando a criança a descodificar a emoção das personagens do conto, promovendo assim a compreensão do sentir do outro.

 

Intervenção em Terapia da Fala

Em Terapia da Fala, este jogo é óptimo para trabalhar:

  • concentração e o foco;
  • A nomeação e articulação essencialmente o fonema:
    • /s/ – sapo,
    • /z/ – princesa,
    • /R/ – Rei
    • /r/ – princesa;
  • A descrição de imagens e as construções frásicas.

 

Ikea Games (2)

 

Intervenção em Animação Sociocultural

É um tipo de jogo que pode ser usado como memória, contudo devido as características destes cartões, poderem remeter para as histórias do:

  • Capuchinho vermelho;
  • A princesa e o Sapo;

Podemos usar para reinventar as histórias tradicionais e vermos até onde a história poderá ir, podendo mesmo construir uma banda desenhada que poderá assumir a reinvenção de outros contos tradicionais.

 

Utilização Familiar

Em contexto familiar, sugere-se que através dos cartões dêem largas à imaginação e inventem uma história a partir das imagens. Este conto pode acontecer antes da criança ir para a cama, sendo um conto para adormecer.

 

Bons jogos!