M.I. Esfera de Hoberman

Hoje vamos falar da Esfera de Hoberman! Sabiam que é um poliedro?

O estudo sobre o mecanismo de dobra em foles e tesouras levou ao inventor – Chuck Hoberman, criar uma estrutura que se assemelha a uma cúpula geodésica!

Nome Esfera de Hoberman
Marca  (Branca)
Local de compra Lojas do Chinês; Amazon Loja Online
Custo aproximado  3 – 8€

Design sem nomeMaterial contém:

  • 1 Esfera de plástico, com diferentes cores, que se dobra em foles, abrindo e fechando.

Recomendado a partir dos 4 anos para crianças e adultos.

 

Orientações de utilização:

  • Abrir e fechar a esfera, à medida que se realiza a inspiração (abrir) e a expiração (fechar). É uma analogia ao nosso diafragma quando enche de ar (inspiração) e quando esvazia (expiração).

Objectivo do material:

  • Respiração;
  • Acalmia/relaxamento;
  • Aprendizagem de estratégia para a criança se tranquilizar em momentos de tensão.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

 

Intervenção em Psicologia

Quando iniciamos necessitamos de passar a didáctica da respiração diafragmática, de forma que possa ajudar a compreender o funcionamento do diafragma quando enche de ar (inspiração) e quando esvazia (expiração).

Recomenda-se que seja usado em diferentes actuações tanto em crianças com dificuldades ao nível do neurodesenvolvimento, como em perturbações ligadas a ansiedade, promovendo o foco/atenção como ajudando a desenvolver a capacidade para realizar uma correcta respiração diafragmática.

Os momentos da sua utilização podem ser diferentes, dependendo do objectivo, numa fase de maior agitação, no fim da sessão, ou como técnica para dinamizar a correcta respiração, podemos usar para passar a dinâmica, e reforçando com uma respiração lenta, reforçando com a expressão facial de forma a consolidar a compreensão do exercício.

Intervenção em Terapia da Fala

Na intervenção, acabamos por usar ao nível da voz, realizando a associação entre a expiração e a inspiração e o abrir e o fechar da bola.

Numa outra vertente, pode ainda servir para realizar analogias com outros parâmetros vocais (por exemplo) como modelo para treino de voz grave “do gigante que tem uma boca grande” e aguda “da formiguinha que é pequenina”.

Utilização Familiar

É um material que poderá trazer também alguma tranquilidade aos pais, podendo utilizá-lo em conjunto com a criança, na dinâmica familiar, quer em momentos de:

  • Stress para a criança (e.g. birras);
  • Resistência ao deitar;
  • Necessidade de a criança focar a atenção em determinadas tarefas (e.g. trabalhos escolares) – utilizar antes das tarefas ou como pausa para descanso;
  • Treino de respiração diafragmática.

Bons relaxamentos!