Para esta semana trazemos mais uma adaptação de um jogo tradicional de cartas – O jogo do peixinho, que podemos fazer no nosso pc.
Material necessitará de conter:
- 40 cartas (4*10)
- Cada uma das 10 imagens com o som-alvo (“naipe”) estão quadruplicadas.
Orientações de utilização
- 2 ou mais jogadores (em prática clínica o normal é serem dois jogadores mas como é um jogo que pode ser feito em família podemos ter mais jogadores);
- No caso de serem dois jogadores, cada um fica com 4 cartas e as restantes ficam em cima da mesa com a imagem escondida, ao qual denominamos baralho;
freepick - O objetivo é conseguir agrupar as quatro cartas iguais da mesma imagem (“naipe”) fazendo assim um peixinho, sendo que no fim ganha o jogador com mais peixinhos;
- Quando o jogador adversário não tiver a carta pedida o jogador terá ir pescar ao baralho na tentativa de conseguir a carta pretendida.
Objectivo do jogo permite trabalhar
- Atenção;
- Concentração;
- Linguagem;
- Articulação do som-alvo;
- Semântica;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Terapia da Fala
Conseguimos com este jogo trabalhar a sistematização e automatização do som alvo de uma forma mais dinâmica e divertida.
Por vezes, a principal dificuldade quando se trabalham as perturbações articulatórias são os processos de sistematização e automatização.
E é nesta fase que muitas vezes as nossas crianças já acusam cansaço de tanto trabalharem determinado som, assim, recorrendo a este jogo lúdico conseguimos atingir os nossos objetivos com os nossos meninos 100% empenhados e motivados.
Utilização Familiar
Este é um jogo que pode perfeitamente ser utilizado em família, onde pode ser utilizado por todos ou apenas a pares. Conseguindo assim um tempo em família de qualidade, divertido e ainda assim ajudar a criança com dificuldades articulatórias!
Material para construção de um jogo do peixinho:
- Seleccionar as imagens relacionadas com a temática pretendida;
- Decidir o número de naipes que querem construir;
- Imprimir as imagens em cartolina ou numa folha branca e cortar em cartolina;
- Plastificar todos os cartões do jogo;
- Usar e abusar do jogo;
- Divertirem-se.
Boas práticas!