Emociona-Te! com Andy Warhol

Hoje apresentamos a pintura de Andy Warhol!

Nasceu em Pittsburgh na Pensilvânia, a 6 de Agosto de 1928, foi o o mais novo de 4 irmãos de uma família católica bizentina rutena, emigrada da Eslováquia.

A sua infância foi vivida com algumas limitações de saúde, obrigando-o a ficar em casa por longos períodos de tempo, acabando por desenvolver o seu lado artístico – desenhando e ouvindo música, fomentando as suas preferências que o iriam moldar posteriormente a sua arte.

Aos 17 anos entra no Instituto de Tecnologia de Carnegie, e forma-se em Design. Quando termina muda-se para Nova Iorque, e começa a trabalhar como ilustrador nas principais revistas da época – Vogue, The New Yorker e Harper’s Bazaar. Paralelamente trabalha em anúncios publicitários e imagens para vitrinas.

Acaba por receber prémios pelo seu trabalho, e expõe pela primeira vez em 1952, baseados na obra de Truman Capote.

Na década de 60 do século passado, torna-se num artista plástico, reinventando as correntes dominantes, e afirmando-se na POP ART, recorrendo ao quotidiano humano para desenvolver a sua obra.

Na sua obra acaba por alargar para materiais não convencionais e descartáveis, para além do uso das Serigrafias.

Entre 70 e 80, alargar a sua influência para a música, televisão, acabando por dizer que “No futuro todos serão famosos durante 15 minutos!”.

 

Apresentamos algumas das suas obras, poderão encontrar as suas obras espalhadas por todo o mundo, contudo poderão também conhecer o seu Museu – The Andy Warhol Museum em Pittsburgh.