M.I. Livro A que sabe a lua?

Hoje apresentamos o livro delicioso “A que sabe a lua?”.

Nome A que sabe a lua?
Marca Editora Kalandraka
Local de compra FnacBertrandWookJumbo
Custo aproximado 11,20 – 14,00 €

Sinopse

A QUE SABE A LUA_ (2)

A história conta a aventura de vários animais que queriam saber a que sabia a lua! Aborda, assim, a curiosidade ingénua dos animais, tal como das crianças  e, mais ainda, conta como se juntaram para conseguir alcançar o seu objectivo comum.

Mas, a história fala ainda de outra questão curiosa, do poder da subestimação do outro que, às vezes, nos troca as voltas! Ou, neste caso, o rato!

E que na vida todos temos diferentes perspectivas, mesmo que sejam opostas (personagem final – peixe)!

Recomendação a partir dos 4 / 5 anos.

Orientações para usar

  • É o tipo de histórias para se ler sentados no chão em círculo com o adulto ligeiramente afastado das crianças para folhear as páginas tranquilamente.
  • Ler a história com entoação!
  • Criar suspense quando estiver quase a alcançar a lua.

 

O livro permite trabalhar:

  • Cooperação;
  • Respeito e valorização do outro;
  • Nomeação (animais);
  • Memória (através da sequência de animais);
  • Emoções (em especial, a surpresa);
  • Imaginação.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

O livro permite trabalhar com a criança a nomeação de conceitos (animais), as competências mnésicas, através da sequência dos animais no decorrer da história, as várias emoções que vão surgindo ao longo da história, das quais se destaca a surpresa!

A capacidade de imaginação ao pensar a que poderá saber a lua, será amarga? Será doce? Ou salgada? 

Conceitos como a cooperação para alcançar um mesmo objectivo e o respeito pelo outro, mesmo tendo uma perspectiva ou forma de pensar diferente!

Intervenção em Terapia da Fala

Este livro permite trabalhar a nomeação dos diversos conceitos da história, pela descrição das imagens associadas à história, a compressão linguística e a sequenciação das diversas partes da história. Podemos ainda trabalhar alguns fonemas que surgem de forma mais repetitiva ao longo da história como o /l/ da lua.

A QUE SABE A LUA_ (1)

 

Intervenção em Animação Sociocultural, Sala de Aula e Contexto Familiar

É um livro excelente para quando é importante dinamizar uma actividade de leitura em grupo, ajuda as crianças a manter a atenção, tendo em conta que mantém o suspense ao longo da história.

Este tipo de livros é relevante para se explorar a reflexão sobre as acções de todos os intervenientes da história, colocando hipóteses diferentes de forma a desenvolver a resolução de dilemas/conflitos, essencial para as relações humanas.

 

Sugestão Latituniense: Seria interessante elaborar uma actividade com as crianças de exploração dos vários sabores e imaginar qual será o sabor da lua.

 

 

Boas intervenções
Boas Leituras!