Hoje apresentamos o livro “A Girafa que comia Estrelas”!
Nome | A Girafa que comia Estrelas |
Marca | Edições Dom Quixote |
Local de compra | Fnac, Bertrand, Wook, Jumbo |
Custo aproximado | 11,16 – 13,95 € |
Sinopse
História de amizade entre uma girafa e uma galinha do mato!
Uma girafa que acreditava que as pessoas quando morriam se transformavam em anjos e viviam, assim, nas nuvens. Ela queria ver anjos e, por isso, à noite comia estrelas, na esperança de ver os anjos.
Certo dia, encontrou uma galinha do mato numa nuvem e ambas criaram amizade.
A história aborda ainda uma altura crítica na savana em que não haviam nuvens, portanto, não chovia e tudo secou. A girafa e a sua amiga galinha encheram-se de esperança e, a chuva voltou.
Recomendação para crianças a partir dos 5 / 6 anos.
O livro permite trabalhar:
- Facilitador na compreensão da morte de um familiar;
- A amizade;
- A esperança.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
O livro permite trabalhar com a criança a noção da morte e poderá ser facilitadora em determinado período de vida da criança, quando ocorrer a morte de algum ente querido.
Para além disto, possibilita abordar com a criança a importância da amizade, mesmo entre seres tão diferentes, como uma girafa e uma galinha do mato! E em como se apoiaram para fomentar a esperança e conseguirem fazer chover!
A esperança é um sentimento também abordado no livro, muito importante na vida da criança, especialmente em períodos de vida mais difíceis para a mesma. Ter e manter a esperança, tendo por base uma “bóia de salvação” à qual se agarrar, como a história/ personagem de um livro com a qual se identifique, permite-lhe conseguir sobreviver emocionalmente à situação, encontrando as suas próprias estratégias internas.
Recomendação Familiar
Do mesmo modo que em intervenção com a criança este livro pode ser facilitador da abordagem do tema da morte, os pais poderão ler a história com a criança e focarem a atenção sobretudo nesta temática inicial do livro.
Contudo, o livro possibilita aos pais abordarem outros valores e sentimentos com a criança, tais como a amizade e a esperança!
Boas leituras!!