M.I. Livro O Pássaro da Alma

Hoje apresentamos o livro “O Pássaro da Alma”!

Nome O Pássaro da Alma
Marca Nova Vega Editora
Local de compra FnacBertrandWookJumbo
Custo aproximado 10,60 €

SinopseO pássaro da alma

O Pássaro da Alma traz-nos uma reflexão sobre os sentimentos que todos nós experienciamos. Vem lembrar-nos da importância de escutarmos o que estamos a sentir. E que o que sentimos está relacionado com a nossa história de vida, vivências que vão sendo guardadas em gavetinhas, bem no fundo da alma.


Recomendação:

  • Crianças a partir dos 5 / 6  anos;
  • Adolescentes;
  • Adultos.

Orientações para usar

  • É o tipo de história que sabe bem ser ouvida num lugar tranquilo;
  • Sugere-se a possibilidade de ouvir a nossa LA (Leitura Animada) do livro, pois o facto de se ouvir apenas, desperta outras sensações, que não surgem quando se tem suporte visual!

O livro permite trabalhar:

  • Emoções e sentimentos;
  • Vivências e situações de vida.

 

Intervenção com logo

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

O livro sensibiliza para a importância de escutarmos o que a alma e o corpo nos dizem, nomeadamente, escutar as emoções e os sentimentos. Escutar o Pássaro da Alma!

Em intervenção com uma criança ou adolescente poder-se-á utilizar o livro para ler como história, no trabalho de gestão emocional. O livro aborda especificamente algumas emoções e de forma facilitadora para uma melhor compreensão, recorrendo à personagem do Pássaro da Alma.

E.g. Perante um abraço, o Pássaro da Alma fica tão alegre que cresce de tamanho ocupando todo o espaço!

Na intervenção com adultos pode surgir a necessidade de se sugerir algum tipo de leitura face aos objetivos a ser trabalhados. Este material pode auxiliar no autoconhecimento inerente às suas vivências que estão guardadas nas “gavetas” e que remetem sempre para algum tipo de sentimento mais ou menos intenso. Algumas vivências podem ser mais primárias e eventualmente traumáticas mas, que em determinado momento da intervenção, será importante o utente ter contato com elas e abrir, assim, a gaveta, já “esquecida”.

 

Recomendação Familiar

Será um livro para se poder ler num momento de tranquilidade e num local pacífico. Sugere-se primeiro uma leitura por parte do adulto, uma e outra vez… se for necessário. É um livro de leitura fácil e agradável.

Sugestão:

Posteriormente, o adulto poderá ler a história com a criança, se pretender abordar a temática das emoções e sentimentos, e da forma como os mesmos surgem na nossa vida. Por vezes, estamos tão “distraídos” que nem nos apercebemos dos sinais que recebemos do Pássaro da Alma e do nosso corpo.

E.g. Quando sentimos medo ficamos focados no sentir e pode ser bloqueador. Mas, entretanto, o corpo vai-nos dando sinais, tais como, tremor nas pernas, sensação de mal-estar ao nível da zona do estômago, garganta seca, suores no corpo. Os sinais variam de acordo com o tipo de situação, com a própria pessoa e a intensidade do medo e podem ser variados.

Boas leituras!!