Nos dias que correm, surgem várias formas e técnicas que podem ajudar a manter alguma tranquilidade e serenidade no dia a dia dos utentes, como as famosas Mandalas.
A mandala significa círculo, tendo o simbolismo no budismo de Mansão Sagrada. A sua origem é muito antiga, contudo nos dias de hoje acaba por ser usada como forma de relaxamento e meditação.
A cerca de três anos atrás, começaram a surgir um pouco por todo o lado, os vários desenhos, que algumas pessoas usavam para se entreter, contudo as vantagens dos mesmos em reorientar o foco da atenção, permitir a organização, o planeamento, o abrandar o stress do dia a dia, potenciou o surgimento de vários livros com a temática das Mandalas.
E pouco tempo depois, surgiram na mesma linha outros desenhos com padrões para serem pintados, aumentando a variedade à venda, nestes tipos de materiais, com a referência de Arte-Terapia, podendo ser encontrado em livrarias ou supermercados.
A necessidade de sugestão destes materiais em determinadas perturbações como ansiedade, fobias ou poc, como uma técnica para gestão emocional, é uma mais valia, tendo em conta que realizado regularmente, ajuda a cada utente a encontrar um espaço que possa meditar e reflectir sobre o seu dia, enquanto está ocupado a pintar algo que lhe faz sentido.
É possível ser usado em várias outras perturbações, sempre com o mesmo objectivo de base, criar um espaço e um tempo de meditação e relaxamento.
Pode ser sugerido alguns passos, em sessão, de forma que o utente possa usar noutros locais:
- Escolher um local calmo;
- Música pode ser opcional – sendo calma para o utente. Será importante compreender o gosto do utente.
- Escolher uma mandala ou um desenho artístico;
- Escolher as cores tranquilamente;
- Pintar de dentro para fora;
Pode ser exposto ou ser guardado, conforme a personalidade de cada utente.
É possível também ser sugerido, outras formas mais manuais de serem feitas mandalas, com materiais da natureza, como:
- Areia;
- Pedras;
- Conchas;
- Flores;
Dependerá do material que decidirem usar, para além dos tradicionais:
- Caderno ou folhas impressas de sites na internet;
- Lápis de Cor;
- Guaches e Pincéis;
Torna-se uma técnica que poderá ser sugerida em sessão para adultos. No caso de crianças e adolescentes, é recomendado que possa ser feito um ou dois exercícios para depois serem realizados noutros espaços ou sempre que sentirem necessidade de reorganizarem-se.
Boas intervenções!