T.I. A Mandala como forma de relaxar!

Nos dias que correm, surgem várias formas e técnicas que podem ajudar a manter alguma tranquilidade e serenidade no dia a dia dos utentes, como as famosas Mandalas.

A mandala significa círculo, tendo o simbolismo no budismo de Mansão Sagrada. A sua origem é muito antiga, contudo nos dias de hoje acaba por ser usada como forma de relaxamento e meditação.

Mandala (1)

A cerca de três anos atrás, começaram a surgir um pouco por todo o lado, os vários desenhos, que algumas pessoas usavam para se entreter, contudo as vantagens dos mesmos em reorientar o foco da atenção, permitir a organização, o planeamento, o abrandar o stress do dia a dia, potenciou o surgimento de vários livros com a temática das Mandalas.

E pouco tempo depois, surgiram na mesma linha outros desenhos com padrões para serem pintados, aumentando a variedade à venda, nestes tipos de materiais, com a referência de Arte-Terapia, podendo ser encontrado em livrarias ou supermercados.

A necessidade de sugestão destes materiais em determinadas perturbações como ansiedade, fobias ou poc, como uma técnica para gestão emocional, é uma mais valia, tendo em conta que realizado regularmente, ajuda a cada utente a encontrar um espaço que possa meditar e reflectir sobre o seu dia, enquanto está ocupado a pintar algo que lhe faz sentido.

Mandala (2)

É possível ser usado em várias outras perturbações, sempre com o mesmo objectivo de base, criar um espaço e um tempo de meditação e relaxamento.

Pode ser sugerido alguns passos, em sessão, de forma que o utente possa usar noutros locais:

  1. Escolher um local calmo;
  2. Música pode ser opcional – sendo calma para o utente. Será importante compreender o gosto do utente.
  3. Escolher uma mandala ou um desenho artístico;
  4. Escolher as cores tranquilamente;
  5. Pintar de dentro para fora;

 

Pode ser exposto ou ser guardado, conforme a personalidade de cada utente. 

É possível também ser sugerido, outras formas mais manuais de serem feitas mandalas, com materiais da natureza, como:Mandala (4)

  • Areia;
  • Pedras;
  • Conchas;
  • Flores;

Dependerá do material que decidirem usar, para além dos tradicionais:

  • Caderno ou folhas impressas de sites na internet;
  • Lápis de Cor;
  • Guaches e Pincéis;

Torna-se uma técnica que poderá ser sugerida em sessão para adultos. No caso de crianças e adolescentes, é recomendado que possa ser feito um ou dois exercícios para depois serem realizados noutros espaços ou sempre que sentirem necessidade de reorganizarem-se.

Boas intervenções!