Hoje apresentamos o livro “Monstro Rosa”!
Nome | Livro “Monstro Rosa” |
Marca | Livros Horizonte |
Local de compra | Wook , Fnac |
Custo aproximado | 12 – 13 € |
Recomendado para crianças desde os 6 anos como para pré-adolescentes.
O material permite trabalhar:
- Autoconceito e autoestima;
- Inclusão pela diferença;
- Aceitação de si próprio no mundo.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
O livro pode ser utilizado na consciencialização da importância de incluirmos uma pessoa na sociedade, respeitando as suas diferenças. Podemos usa-lo em situações que possa ser detectada uma baixa autoestima e que se sintam diferentes de alguma forma (corpo, gostos, valores, ideias), transformando a diferença em algo único e bonito.
Quando usamos um livro lemos a história, contudo a possibilidade de integra-la como um exemplo surge na actividade que podemos realizar numa fase posterior. Neste caso podemos explorar graficamente o conceito de monstro:
- Desenhar em conjunto um ou mais monstros:
- colocar algo de diferente em cada um deles;
- O que supostamente poderá ser dito a cada monstro com determinada característica;
- Arranjar como solução um conjunto de frases que possam ter o efeito reparador;
- E pedir para dizer em voz alta (mais de 3 vezes) e de olhos fechados (para ajudar a integrar a experiência).
Recomendação Familiar
Na mesma linha, os pais e avós poderão utilizar este livro com as suas crianças, promovendo a aceitação da diferença e o respeito pelo outro.
Sugestão: Também os avós que estiveram na guerra (por exemplo, em África) e que possam sentir-se afectados pela experiência e por tudo o que acarretou, será um bom material para poderem ler e partilhar com as crianças como se sentem, por vezes, após a guerra. Também os adultos podem sentir-se diferentes e excluídos, por diversas razões. E será importante as crianças poderem ter essa percepção, até para desenvolverem o respeito e a empatia pelo outro.
Contexto Escolar
É uma história que ajuda a elaborar e pensar sobre o respeito e aceitação do outro, bem como, a importância de sentirmos alegria e bem-estar mesmo que o outro não esteja em sintonia connosco ou com a nossa diferença!
Boas intervenções!!