T.I. As letras – Lego & Plasticina

As letras organizam-se em palavras, Palavras elaboram as frases, as Frases transforma-se em textos, E os textos comunicam com o mundo!

Quando somos crianças, desenvolvemos a audição, aprendemos a fazer a diferenciação  dos diferentes sons – humanos e não humanos. Começamos a tentar repetir o som, e por repetição conseguimos dizer correctamente.

Nesta fase, que pode ser entre os 4 e 6 anos de idade, podemos introduzir a representação gráfica das letras, para facilitar o seu reconhecimento quando começarmos a liga-las entre si.

Estando no Estádio Pré Operatório (Piaget), podemos promover esta aquisição gradualmente, conciliando a evolução da pega do lápis (motricidade fina) com orientação espacial das letras (manuscritas/imprensa).

Neste processo complexo, brincar com as letras pode-se tornar divertido e para isso podemos recorrer ao lego e a plasticina, de forma a dar volume às letras, para depois ajudarmos a integração das imagens no consciente da criança.

6 No caso do Lego, podemos escolher algumas peças de cores variadas e coloridas, e trabalhar com tranquilidade uma letra de cada vez. Pode descarregar o ficheiro em pdf do abecedário das Letras Lego em impressa.

Passos para construir o baralho das cartas reutilizáveis:

  1. Imprimir a cores num formato A5/A6;
  2. Cortar e separar as várias cartas;
  3. Plastificar;
  4. Guardar numa caixa;

A posterior, podemos reunir a caixa de legos e o baralho de cartas e iniciar com a escolha da letra modelo e cada um montar a sua.

7Para ajudar uma maior consciência da dimensão da letra, podemos coloca-la sobre uma folha de papel reciclado (revistas velhas) e com o molde em lego, passar uma caneta  a volta do molde sobre a revista.

Cortamos e fazemos uma montagem. Se for em grande grupo, podemos fazer um quadro com todas as letras dos meninos.

 

Já no caso da Plasticina, podemos recorrer aos cartões que apresentam as letras maiúscula e minúscula, tanto em impressa como em manuscrito.

2No mercado existem várias soluções, contudo a Editora Edicare têm um material mais resistente e duradouro, que pode ser usado neste sentido.

Em cima do cartão pode ser usado a plasticina em pequenos rolinhos para fazer as letras em manuscrito.

Sugere-se que a actividade possa ser feita da seguinte forma:

  1. Amassar a plasticina em duas cores diferentes;
  2. Fazer os rolinhos longos e finos;
  3. Escolher primeiro a Maiúscula;
  4. Colocar o rolinho maior sobre a linha preta do A, que é o nº 1;
  5. Numa cor diferente colocar o outro rolinha na linha cor de laranja que é o nº 2;

3

Quando é feito em duas cores diferentes, numa fase inicial ajuda a criança a compreender quais são as linhas que vai necessitar de usar para escrever posteriormente a letra seja em maiúscula ou em minúscula.

 

No último ano do pré-escolar, podemos pedir às crianças para desenhar as letras em diferentes tamanhos conforme os modelos do lego ou plasticina, de forma a interiorizar graficamente as letras ao mesmo tempo que brincam com a dimensão das mesmas.

 

Boas intervenções!