M.I. – Livro Não tenho medo do escuro

Hoje apresentamos o livro Não tenho medo do escuro. Iremos averiguar quais as sugestões do livro para auxiliar a criança a desconstruir o medo do desconhecido!

Nome Não tenho medo do escuro
Marca Jacarandá Editora
Local  Wook
Custo aproximado 12 – 13€

Livro_Não tenho medo do escuro

Recomendado dos 5 aos 9 anos.

 

Sinopse

A história diz respeito a um menino que tem medo do escuro e que vai enfrentando diversas situações em contextos diferentes e vai aprendendo a deslindar o que está para além do escuro e que é desconhecido. Para tal, vai recorrendo a vários “truques”, tais como, as estrelinhas fluorescentes no tecto do seu quarto, a sua lanterna. Até que percebe que aquilo que imagina que estará para além das sombras no escuro, afinal são coisas que conhece bem e nada ameaçadoras!

 

O material permite trabalhar:

  • Medos (em particular, o medo do escuro);
  • Estratégias e truques para lidar e enfrentar o medo;
  • Apaziguamento;

 

Imagens Rectangulares

 

 

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

Este é um excelente material para técnicos e pais utilizarem como recurso na desconstrução dos medos e do que está por detrás do escuro. 

Em intervenção podemos ajudar a criança a pensar e a ver o que geralmente podemos imaginar que estará por detrás da escuridão que é desconhecida. Realmente são inúmeras as possibilidades que criamos através da nossa imaginação para as sombras que vemos no escuro! Podemos, de facto, ser muito criativos!

Assim, através deste livro desdobrável entre o que imaginamos que está no escuro e o que realmente está lá quando ligamos a luz, possibilita à criança ir desconstruindo e apaziguando o seu sentir quanto aos eventuais monstros do escuro.

Livro_Não tenho medo do escuro2

Sugestão: Aliás, poder-se-á ter como recursos adicionais, funcionando como estratégia/truque, uma lanterna tal como o personagem da história! Este elemento poderá ser facilitador para a criança sentir uma maior segurança neste processo de desconstrução dos medos. Nomeadamente, tal como já foi referido numa rubrica do nosso blogue em Técnicas de Intervenção (T.I. – Como combater o medo do escuro), será importante o adulto poder realizar um processo que pode ser sentido como um jogo de detective, no qual a criança e adulto irão “vestir” as personagens de exploradores do medo e ir verificando no local de intervenção e imaginando com a criança os cantos e os objectos do local onde se sentem desconfortáveis, com auxílio dos truques dos detectives!

 

Recomendação Familiar e Pré-escolar

É um material que irá deliciar também os adultos, evocando as suas próprias memórias de infância que remete para os seus próprios medos!

Desta forma, será interessante os adultos poderem partilhar os seus próprios medos com as crianças de forma a naturalizar e a proporcionarem o sentirem-se compreendidas no seu sentir.

À semelhança das sugestões efectuadas para a intervenção psicológica, precisamente na dinâmica familiar será o local onde a criança precisará de aprender a enfrentar e gerir os seus medos. Portanto, será essencial que os adultos na família possam reforçar através de um jogo semelhante ao dos detectives do medo e possam entrar no mundo imaginário e simbólico da criança! Livro_Não tenho medo do escuro1

Sugestão: Existem outros truques que em conjunto com a criança poderão perceber a utilidade dos mesmos, tais como, colar estrelinhas fluorescentes no tecto/parede do quarto, recorrer a utensílios como um chapéu e uma lupa de detective para o jogo.

 

 

Boas intervenções!!