Hoje apresentamos o livro O Canário que Fazia Chichi no Ninho! Como falar do chichi ao meio da noite? Nesta história lemos como o pequeno Canário gere esta situação.
Nome | O Canário que Fazia Chichi no Ninho |
Marca | Editorial Presença |
Local | Fnac, Bertrand, Wook, Jumbo |
Custo aproximado | 7,90€ |
Recomendado dos 3 aos 6 anos.
Sinopse
Tudo começa a meio da noite. O canário acorda sobressaltado, pois fez chichi no ninho. E um canário, mesmo pequenino, faz grandes chichis de noite.
Queres saber o que se vai passar?
Tem paciência, a Mãe Galinha tudo vai contar. É uma história para embalar!
O material permite trabalhar:
- Desfralde e a importância de trabalhar o controlo do esfíncter;
- Reconhecimento dos sinais de quando estamos com vontade de urinar;
- Sentimentos e emoções;
- Autonomia e confiança;
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
É um livro que podemos usar para recomendar nas intervenções associadas à enurese como na importância de controlar o esfíncter. Podemos recomendar no desfralde a par com outros livros.
Podemos iniciar com a criança a situação do Canário e as emoções que sentiu quando viu o impacto do seu chichi nocturno. Será importante desconstruir com a criança qualquer pressão que possa haver neste controlo do esfíncter, pela:
- Reconhecimento de alguma autonomia a vestir-se;
- Sinais de que reconhece quando está aflita;
- Compreensão dos comportamentos a ter quando está aflito;
Posteriormente é importante trabalharmos com a família para ajudarmos a estruturar um conjunto de práticas que os irão ajudar a ultrapassar esta fase.
O trabalho a ser desenvolvido passa por ajudar a família a identificar se existe:
- Enurese Primária – nunca controlou a urina durante a noite;
- Enurese Secundária – controlou por um período superior a 6 meses, e devido a algum acontecimento de stress perdeu o controlo.
É importante trabalhar-se com a família e compreender-se alguns aspectos como a capacidade da criança acordar a meio da noite reconhecendo estar com vontade de ir à casa de banho, compreender a sua capacidade de reter a urina como a produção nocturna. Perceber também como é gerida a situação emocionalmente pela criança quando estas situações ocorrem.
Posteriormente podemos trabalhar a possibilidade de adoptarem alguns comportamentos como:
- Reduzir a ingestão de líquidos à noite;
- Ir fazer chichi antes de ir para a cama e imediatamente quando acorda;
- Conhecer a relação entre alguns alimentos como a cebola, alho ou citrinos e as alergias que originam a libertação de maior quantidade de urina;
- Ter algum cuidado com as temperaturas, uma vez que as temperaturas baixas aumentam a incidência urinária;
E ajudar os pais a introduzirem o bacio pela parte lúdica, com o recurso aos livros para “lerem” quando estão a espera. E sempre que houver sucesso na missão do bacio, elogiar com expressões: “Muito bem! Conseguiste!”
Recomendação Familiar e Pré-escolar
Quando iniciamos o período de retirar a fralda, surgem um conjunto de estratégias necessárias para lidarmos com algum sucesso perante o desafio.
O pormenor é que para além das recomendadas na área da psicologia, é muito importante brincarmos com a situação! E podemos fazer pelo recurso de histórias, como a do Canário que fez um grande chichi.
É possível fazermos um role play com a bonecada de casa, que nesse momento vai usar o bacio para ir fazer o seu chichi. Também podemos representar a história do canário, promovendo uma maior compreensão da importância de irmos ao bacio/casa de banho quando temos vontade num primeiro momento.
É importante reconhecermos os sinais de que as crianças estão prontas e estarmos preparados para esta etapa:
- Caminhar com segurança;
- Sentar-se sozinho;
- Ter a fralda seca depois da sesta da hora do almoço;
- Identificar que a criança tem interesse em despir-se e vestir a roupa sozinha;
- Manifestar alguns comportamentos de que está a fazer chichi como agachar, ficar quieta ou muito vermelha (pelo esforço);
Por isso um livro como este ajuda-nos a tomar esta consciência de como actuar!
Boas intervenções!!