M.I. – Livro O Rato Renato não quer ir ao hospital

Hoje apresentamos o livro O Rato Renato não quer ir ao hospital! Como um pequeno ratito pode gerir o medo de ser tratado por estranhos?

Nome O Rato Renato não quer ir ao hospital
Marca  Livros Asa
Local Fnac, Bertrand, Wook, Jumbo
Custo aproximado 4,20€

Livro_Rato Renato não quer ir ao hospitalRecomendado dos 4 aos 12 anos.

Sinopse

No domingo o Renato foi com a mãe ao jardim! Todo contente subiu a escada do escorrega à uma velocidade luz, quando num ápice veio parar  ao chão.

A mãe veio logo socorrer e disse para irem ao hospital para ver se era grave ou não!

Mas o Rato Renato tinha medo de ir ao hospital porque podiam serem antipáticos e não o tratar bem, nem a ele nem ao Tonecas. E agora o que será que aconteceu?

 

O material permite trabalhar:

  • A assertividade da mãe quando toma decisões para o bem estar do Renato, respeitando os seus medos;
  • O medo de ficar doente e ter de ser tratado;
  • A importância de um Médico explicar todo o procedimento mesmo quando é uma criança;
  • A empatia do Médico pelo amigo Tonecas;

 

Imagens Rectangulares

 

 

 

Diferentes Aplicações

 

Intervenção em Psicologia

Quando temos uma criança em intervenção que necessita de receber algum tipo de tratamento num hospital, precisamos de ajuda-la a sentir-se segura e confiante. E podemos fazer com a aventura que o Rato Renato viveu na sua visita ao hospital.

Alguns dos aspectos que podemos reflectir com a criança passam pela capacidade de decisão por parte das mães face ao que é necessário realizar, mesmo quando o Renato tenta impor a sua vontade.

É importante ajudar a construir uma imagem de tranquilidade da equipa médica que possa acompanhar a criança para promover uma relação de confiança e segurança, uma vez que alguns dos tratamentos podem ser invasivos. E a equipa médica necessitará de distinguir o emocional do orgânico/ usual e não usual, para aplicar o melhor tratamento à situação. Livro_Rato Renato não quer ir ao hospital1

Nestas alturas é importante sensibilizar tanto a família como a equipa médica da possibilidade da criança ir acompanhada por um peluche/boneco, que possa ser o seu alter ego. Como algumas crianças revelam dificuldades na partilha directa do local onde sentem dor, o peluche/boneco pode tomar as dores da criança por breves momentos, ajudando a equipa médica a identificar mais facilmente a situação e trata-la.

 

Recomendação Familiar e Pré-escolar

Podemos recomendar às famílias e educadoras o livro para contarem a história da visita do Rato Renato ao hospital depois de um pequeno acidente no parque, de forma a sensibilizar as crianças mais pequenas dos cuidados que necessitamos de ter:Livro_Rato Renato não quer ir ao hospital2

  • Quando brincamos no parque, necessitamos de fazer com calma para garantirmos a nossa segurança;
  • Precisamos de explicar onde nos doí, mesmo que possa existir algum sentimento como a vergonha ou o medo;
  • Fazer a transição da história do Rato Renato para as visitas aos pediatras e mais tarde ao médico de família, para ajudar a criar uma imagem de segurança e confiança nos profissionais de saúde;
  • Fazer pequenos role play com a maleta médica, de forma a ensinar o que é uma boa consulta médica.

E a brincar ensinamos a confiar!

 

Boas intervenções!!