A tarefa é gigante e impossível!
Do que têm medo? De que um homem mau se possa redimir?
Se acredita que todo o ser humano merece uma segunda oportunidade, precisa de liberta-lo ou ele perecerá!
Quando eu leio, ninguém vem atrás de mim e posso viajar para fora deste mundo! Já fui até ao fim do mundo nas asas dos livros!
Sinopse do Filme
O professor James Murray tem um trabalho hercúleo pela frente: encontra-se a compilar palavras para a primeira edição do Dicionário Inglês de Oxford.
Até que lhe surge um aliado inesperado, William Minor, um paciente de um manicómio para criminosos que lhe faz chegar 10 mil entradas para o dicionário…
Uma história de assassinato e doença mental.
Reflexões do Filme
É um filme que se baseia na história de dois homens brilhantes que se encontram no caminho das suas vidas para elaborar o dicionário de Oxford! Um trabalho hercúleo de encontrar o significado de cada palavra e a sua evolução ao longo dos séculos até ao ano de 1879.
Sir James Murray era um lexicógrafo e filólogo britânico que abraçou um empreendimento gigantesco e vendo a sua limitação face às milhares de palavras que compunham a língua inglesa, colocou um anúncio no jornal e pediu ajuda ao povo.
O povo respondeu e enviaram de todos os cantos do império britânico palavras para ajudar a elaboração do novo dicionário.
E William Minor respondeu com 10 000 palavras devidamente identificadas.
Este filme permite-nos navegar entre a evolução da doença mental que acompanhava o Dr. William Minor e a capacidade do Sir James Murray o reconhecer enquanto humano, apesar das limitações da sua doença mental.
É um filme que aborda a empatia e a capacidade de ver o homem para além da doença mental. Paralelamente “presenteia-nos” com os tratamentos da época feitos às pessoas que apresentavam alguma perturbação mental, que roçavam a tortura e a manutenção da culpa por estas pessoas não conseguirem ter outros comportamentos mais ajustados à sociedade.
É um filme que retrata os anos que antecederam a edição do Dicionário de Oxford em 1879, contudo a descriminação face à perturbação mental continua mesmo passado 141 anos.
Recomendações
Intervenção individual
É um filme que poderá ser abordado com alguns utentes, contudo é relevante avaliar a sua capacidade de compreensão, uma vez que é uma história pesada e que apresenta em muitos momentos do filme, os tratamentos realizados na altura e já ultrapassados nos últimos anos de investigação e intervenção.
Podem ser trabalhados alguns aspectos, como:
- Empatia pelo sofrimento do outro;
- Capacidade de ver a pessoa para além da sua perturbação mental;
- O desafio como forma de criar um projecto de vida;
- A evolução da doença mental quando não acompanhada devidamente;
Será sempre importante a compreensão do que o utente projecta nas personagens do filme, seja o Dr. William Minor ou o Sir James Murray. E o porquê!
Intervenção em Grupo/Equipas
Este filme é recomendado para os estudantes de psicologia e psiquiatria como para os apaixonados destas áreas.
Recomenda-se após a visualização do filme um debate aberto, sobre:
- A evolução da Doença Mental – em Portugal e no Mundo;
- Os tratamentos realizados;
- A compreensão da empatia perante uma perturbação ou doença mental;
- A elaboração emocional sobre a injustiça social e a luta por concretizar um projecto maior que os seus destinos mortais;
É importante abanar os estudantes para promover a sua consciência crítica sobre a saúde e doença mental!
Um estudante que se questiona sobre os melhores métodos, será mais tarde um profissional atento e interessado em construir um plano de intervenção feito à medida da pessoa que surge à sua frente!
Boa visualização e boas práticas!