Hoje apresentamos o livro Que Medo! Guia para fabricar coragem e enfrentar qualquer monstro!
Nome | Que Medo!
Guia para fabricar coragem e enfrentar qualquer monstro! |
Marca | Bertrand Editores |
Local | Bertrand Online e Lojas Físicas |
Custo aproximado | 15.50€ |
Recomendado dos 8 aos 14 anos.
Sinopse
É verdade que quando os pais se separam têm de dividir tudo, até mesmo o gato, e que, por isso, a mãe poderá ficar com o focinho, e o pai com a cauda? E que uma vez um menino meteu a mão no escuro e nunca mais a encontrou?
Podemos ter medo de muitas coisas diferentes: de nos perdermos, de crescer, de sermos criticados, de falhar… O medo é uma emoção normal, que deve ser respeitada, e que nos permite ficar de sobreaviso em relação aos perigos. Mas é também uma faca de dois gumes: por vezes, não conseguimos distinguir uma preocupação real de uma desnecessária.
O livro permite trabalhar com as crianças e adultos cuidadores:
- O Medo em si e os diferentes tipos de medo, associando cada um deles a um monstro que tem os seus poderes e um/dois pontos fracos para ser derrotado;
- Permite à criança criar uma imagem na sua imaginação do medo, de forma a tornar mais fácil de o gerir e controlar.
- Permite aos pais e restantes educadores, desenvolverem diferentes tipos de estratégias recomendadas ao longo dos capítulos e aplica-las em contexto prático.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia & Familiar
É um livro que pode ser usado como ponto de reflexão para o adultos e técnicos que apoiam as crianças, sobre as diferentes preocupações que invadem a cabeça dos petizes e ficam a infernizar os seus pensamentos.
Tendo em conta a sua vertente lúdica podemos usar em sessões, lendo as histórias consoante a temática que pretendemos abordar e elaborar algumas das estratégias mais ajustadas à criança que está a nossa frente.
De seguida podemos intercalar com duas actividades já apresentadas no blogue:
E para terminar podemos usar o relaxamento infantil para ajudar a gerir a sensação de descontrole destas situações, onde o medo manda.
Boas intervenções, reflexões e leituras!!