Hoje vamos falar da visão no 1º ano de idade.
Após o nascimento um bebé consegue ter uma visão de 20/400 (ou seja 10% de eficiência visual), que será equivalente a um adulto cego. O bebé nesta altura vê tudo desfocado, com pequenas alterações face a presença da luz. A sua sensibilidade à luz é muito baixa, uma vez que as suas pupilas são muito pequenas, limitando a quantidade de luz que entra no seu olho.
Gradualmente as suas retinas desenvolvem-se e conectam-se com o cérebro, provocando um aumento no tamanho das pupilas, e permitindo ver padrões e faixas claras e escuras, formas grandes e cores fortes.
É nesta altura que a sua atenção se prende num objecto que lhe seja apresentado à uma distância de 20 a 25 cm, que é também a distância do bebé ao rosto da mãe ou pai, quando está no colo.
Nas primeiras semanas de vida consegue detetar cores, primeiramente o vermelho, laranja, amarela e verde. Mais tarde começa a reconhecer o azul e o violeta. Por esse motivo os brinquedos dos primeiros anos de idade são muito intensos ao nível das cores, para ajudar o bebé a reconhecer e diferenciar.
No segundo e no terceiro mês de vida, a visão do bebé começa a ficar mais nítida, conseguindo seguir os objetos com os olhos e conseguem mudar a direção do olhar sem mexerem a sua cabeça.
Esta alteração vai provocar uma maior sensibilidade à claridade, sendo necessário diminuir a luz nos espaços para ajudar a criança a diferenciar entre o dia e a noite, de forma a ajudar o seu sono.
Do quarto ao sexto mês de vida, inicia-se a capacidade de ver em três dimensões, ou seja, adquire a noção da profundidade, e conseguem compreender a distância de que um objecto está da sua mão. Nesta altura iniciam-se com alguma naturalidade as brincadeiras associadas ao cucu, ou seja, aparece-esconde o brinquedo.
Neste momento já está 95% de eficiência visual, uma vez que já acompanha com toda a atenção os objectos em movimento.
Do sétimo ao nono mês, a coordenação entre a visão e desenvolvimento motor, vai-se intensificando, uma vez que começam a gatinhar, e mais tarde começam a agarrarem-se às diferentes superfícies, para começar a andar.
Ao final dos 12 meses a sua visão já terá desenvolvido os 100% de eficiência visual.