M.I. Manual de Primeiros Socorros para Pais e Filhos

Hoje apresentamos o Manual de Primeiro Socorros para Pais e Filhos, da Dra. Rute Agulhas, essencial para os dias de hoje!

NomeManual de Primeiro Socorros para Pais e Filhos
EditoraIdeias com História
Locais de VendaLoja Online Ideias com História
Custo Aproximado14€

Um excelente manual para técnicos explorarem e apresentar às famílias nestes momentos mais intensos!

Sinopse do livro

O «Manual de primeiros socorros para pais e filhos» é um livro descontraído e com exercícios muito práticos dedicado aos pais/cuidadores e às crianças que vivem agora uma realidade nova e desafiante. 

Com a ajuda do humor, tentamos manter a saúde mental dos pais e ajudar as crianças a lidar com algumas alterações emocionais ou de comportamento.

Todos juntos, vamos construir uma caixa de primeiros socorros apenas com objetos caseiros! Depois temos as receitas, sempre divertidas, de como lidar com as birras, a tristeza, os pesadelos, a agressividade, o uso abusivo das tecnologias, os medos… são apenas algumas sugestões, e contamos com a criatividade de todos para inventarem novas receitas e personalizarem a vossa caixa!

Recomendações

Este livro foi lançado no ano passado pela editora Ideias com História, elaborado pela Dra. Rute Agulhas, na possibilidade de ajudar os pais e respectivas famílias com a desorganização que foi provocada pelo confinamento, e pela partilha de vários testemunhos de desalento e pedidos de apoio para se conseguirem reestruturar enquanto seres individuais, pais e família.

São cerca de 12 sugestões de intervenção abordando a temática do covid 19:

  • nos medos;
  • na compreensão de precisarmos de estar em casa confinados;
  • na tristeza;
  • na adição do acesso à net;
  • nas birras;
  • nos pesadelos;
  • na ingestão de alimentos sem controle;
  • falta de apetite;
  • falta de motivação para garantir a higiene pessoal;
  • da agressividade e da necessidade de gritar;

Tendo em conta este novo confinamento, a utilidade deste manual é fulcral, uma vez que este segundo confinamento tem sido mais intenso e mais desorganizador, face ao de 2020.

Recomenda-se a sua exploração, para apresentar exemplos práticos numa primeira fase e pedido aos pais para irem com calma explorando a informação, consoante a sua capacidade de reflexão e disponibilidade para integrarem a informação e aplicarem no seu seio familiar.

É importante desconstruir a sensação de pressão que os pais podem assumir, dando um sentido ao que está a acontecer e naturalizando este desconforto e saturação, que invadem por estes dias, as casas de Portugal.

Existe uma versão do livro em PDF, mas recomendamos o livro físico, afinal dá para ir consultado sempre que surgir alguma dúvida e permite aos pais, desligar dos ecrãs, que neste momento já ocupam muito do nosso dia!

Boas intervenções e boas leituras!